Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52392
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Parente, Maria Cristina Cristo | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Eva | por |
dc.contributor.author | Pinheiro, Cláudia | por |
dc.contributor.author | Flores, Maria Assunção | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T15:58:57Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T15:58:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Parente, C.; Vieira, F.; Fernandes, E.; Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico, Revista Educação e Políticas em Debate, 4(1), 127-149, jan./jul. 2015 - ISSN 2238-8346 | por |
dc.identifier.issn | 2238-8346 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52392 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | liderança | por |
dc.subject | professores | por |
dc.title | As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 127 | por |
oaire.citationEndPage | 149 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | Brasil | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Educação e Políticas em Debate | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Parente et al.pdf | 611,79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |