Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52392

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorVieira, Maria de Fátima Cerqueira Martinspor
dc.contributor.authorFernandes, Evapor
dc.contributor.authorPinheiro, Cláudiapor
dc.contributor.authorFlores, Maria Assunçãopor
dc.date.accessioned2018-03-14T15:58:57Z-
dc.date.available2018-03-14T15:58:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationParente, C.; Vieira, F.; Fernandes, E.; Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico, Revista Educação e Políticas em Debate, 4(1), 127-149, jan./jul. 2015 - ISSN 2238-8346por
dc.identifier.issn2238-8346-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52392-
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectliderançapor
dc.subjectprofessorespor
dc.titleAs potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empíricopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage127por
oaire.citationEndPage149por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationVolume4por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Educação e Políticas em Debatepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Parente et al.pdf611,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID