Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52378

TítuloA disciplina de Formação Musical no ensino especializado da música em Portugal: contributos para a caraterização da sua identidade
Outro(s) título(s)The “Formação Musical” course in specialized music education in Portugal: Outlining its identity
Autor(es)Carneiro, Hermano Filipe Gomes
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino especializado da música
Disciplina de formação musical
Identidade curricular
Data2017
EditoraUniversidade da Coruña | Universidade do Minho
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoCarneiro, H., & Vieira, M. H. (2017). A disciplina de Formação Musical no ensino especializado da música em Portugal: contributos para a caraterização da sua identidade. Revista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educación, (04), 145-150. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2769
Resumo(s)Enquanto parte integrante do currículo dos vários cursos de música das escolas públicas portuguesas de ensino especializado, a disciplina de Formação Musical está alicerçada numa história cuja análise é aqui apresentada como objeto de estudo, num período temporal que vai desde a criação do primeiro Conservatório em Portugal, em 1835 até à atualidade. Com o objetivo de refletir sobre a génese e a identidade dessa disciplina, procura-se de uma forma global proporcionar um olhar sobre a sua evolução histórica no contexto de uma cultura escolar que a si própria se permeia das transformações geradas a partir das reformas educativas desenvolvidas no âmbito do ensino da música. A pertinência do estudo fundamenta-se no pressuposto de que o passado e o percurso evolutivo da disciplina de Formação Musical tem uma grande influência na sua identidade atual. Em termos metodológicos privilegiou-se uma análise de conteúdo à legislação criada para o ensino da música, bem como a outras referências fundamentais. O percurso temporal que esta disciplina percorreu veio a torná-la uma disciplina estruturante no currículo, apesar das indefinições quanto ao papel que desempenha e às pedagogias que promove deverem ser objeto de reflexão no contexto curricular atual.
As part of the curriculum of several music undergraduate degrees in Portuguese specialized music education public schools, the ‘Formação Musical’ course has an important history, hereby presented as a subject of study, since the opening of the first Portuguese Conservatory in 1835. With the intent of reflecting on the genesis and identity of this course this article provides a comprehensive overview of the historical evolution of ‘Formação Musical’ in the context of a school culture impacted by several educational reforms implemented in the context of music education. The relevance of this study is based on the assumption that the past and the evolution of the ‘Formação Musical’ course has a considerable influence on its present identity. From a methodology perspective, the study consists of a bibliographic content analysis of the legislation that has been created for music education, as well as of other significant references.The evolution of the ‘Formação Musical’ course has resulted in a growing and structural relevance of the subject in the music curriculum, notwithstanding identified indefinitions concerning the role of the course, and concerning the pedagogical and didactical strategies being promoted in the present curricular context, which should be object of study. Key words: specialized music education , “formação musical” course, curricular identity.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52378
DOI10.17979/reipe.2017.0.04.2769
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.04.2769
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carneiro e Vieira_Revista REIPE_ 2017.pdf480,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID