Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51805

TítuloO ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes
Outro(s) título(s)The teaching of literature in Brazil: challenges to overcome in pursuit of more efficient practices
Autor(es)Galvão, André Luis Machado
Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveEnsino
Literatura
Desafios
Teaching
Literature
Challenges
DataDez-2017
EditoraUniversidade Federal de Uberlândia
RevistaLetras & Letras
CitaçãoGalvão, A. L. M. & Silva, A. C. (2017). O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras - Uberlândia, 33 (2), 209-228
Resumo(s)O ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícua
The teaching of literature in Brazil has faced difficulties to take place more efficiently, with a view not only to reaching the curriculum objectives, but mainly to training readers and spreading the enjoyment in reading. This article presents and discusses some of the most important and frequent challenges in the Brazilian context of literature teaching when it comes to teacher education, misunderstandings in pedagogical practice, student centrality in the reading process and selection of literary texts. The aim is to point out possible avenues for a literature teaching that reaches its objectives more efficiently
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51805
DOI10.14393/LL63-v33n2a2017-9
ISSN1981-5239
Versão da editorahttp://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Galvão & Silva (2017), Ensino de Literatura no Brasil.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID