Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51805

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalvão, André Luis Machadopor
dc.contributor.authorSilva, António Carvalho dapor
dc.date.accessioned2018-03-08T13:32:36Z-
dc.date.available2018-03-08T13:32:36Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationGalvão, A. L. M. & Silva, A. C. (2017). O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras - Uberlândia, 33 (2), 209-228por
dc.identifier.issn1981-5239por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51805-
dc.description.abstractO ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícuapor
dc.description.abstractThe teaching of literature in Brazil has faced difficulties to take place more efficiently, with a view not only to reaching the curriculum objectives, but mainly to training readers and spreading the enjoyment in reading. This article presents and discusses some of the most important and frequent challenges in the Brazilian context of literature teaching when it comes to teacher education, misunderstandings in pedagogical practice, student centrality in the reading process and selection of literary texts. The aim is to point out possible avenues for a literature teaching that reaches its objectives more efficientlypor
dc.description.sponsorshipCIED - UMinhopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectChallengespor
dc.titleO ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientespor
dc.title.alternativeThe teaching of literature in Brazil: challenges to overcome in pursuit of more efficient practicespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630por
oaire.citationStartPage209por
oaire.citationEndPage228por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume33por
dc.identifier.doi10.14393/LL63-v33n2a2017-9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalLetras & Letraspor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Galvão & Silva (2017), Ensino de Literatura no Brasil.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID