Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51781

TítuloPerceções das práticas dos professores em sala de aula
Autor(es)Araújo, Catarina Liane
Martins, Ana Paula Loução
Osório, António José
Palavras-chaveProfessores
Necessidade de formação
Práticas
Escrita
Tecnologias de informação e comunicação
Data2017
EditoraInstituto Politécnico de Bragança (IPB)
CitaçãoAraújo, C. L., Martins, A. P. L., & Osório, A. J. (2017). Perceções das práticas dos professores em sala de aula. In Pires, M. V., Mesquita, C., Lopes, R. P., Santos, G., Cardoso, M., Sousa, J., Silva, E., & Teixeira, C. (Org.). Livro de Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017 (pp. 572-578), Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-222-4. http://hdl.handle.net/10198/4960
Resumo(s)O professor é um agente chave na construção de processos de ensino-aprendizagem significativos para os seus alunos. A perceção que tem do seu conhecimento, atitudes e autoeficácia pode assumir um papel determinante nas decisões em sala de aula, incluindo nas práticas de escrita dos seus alunos. Assim, realizou-se um estudo descritivo sobre as perceção de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) quanto às suas práticas de escrita e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, com recurso a entrevistas. Participaram dez professoras, do 1.º CEB, a lecionar em quatro Agrupamentos de Escola do distrito de Braga e com uma média de 26 anos de experiência profissional. Os resultados obtidos revelaram que estas professoras apresentaram visões distintas quanto à avaliação da sua preparação para o ensino da escrita que varia entre pobre e muito boa. De igual modo constatou-se que estas professoras sentem necessidade de adquirir formação ao nível da intervenção na escrita, com e sem TIC, junto de alunos com problemas na escrita. Os principais motivos mencionados surgem tanto para a reciclagem de práticas como para adquirirem conhecimento de novos recursos e intervenções eficazes. Paralelamente reconheceram a importância da utilização das TIC nas intervenções junto de alunos com problemas na escrita, quer pelo interesse pessoal dos professores, quer pela importância destas ferramentas para a vida dos alunos. Este estudo pretende contribuir para a descrição e discussão quanto à preparação e formação de professores no sentido de se definirem caminhos que correspondem às necessidades de professores e alunos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51781
ISBN978-972-745-222-4
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10198/4960
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte17_atasAraujo2.pdf5,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID