Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51781
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Catarina Liane | por |
dc.contributor.author | Martins, Ana Paula Loução | por |
dc.contributor.author | Osório, António José | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T11:19:58Z | - |
dc.date.available | 2018-03-08T11:19:58Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, C. L., Martins, A. P. L., & Osório, A. J. (2017). Perceções das práticas dos professores em sala de aula. In Pires, M. V., Mesquita, C., Lopes, R. P., Santos, G., Cardoso, M., Sousa, J., Silva, E., & Teixeira, C. (Org.). Livro de Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017 (pp. 572-578), Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-222-4. http://hdl.handle.net/10198/4960 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-222-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51781 | - |
dc.description.abstract | O professor é um agente chave na construção de processos de ensino-aprendizagem significativos para os seus alunos. A perceção que tem do seu conhecimento, atitudes e autoeficácia pode assumir um papel determinante nas decisões em sala de aula, incluindo nas práticas de escrita dos seus alunos. Assim, realizou-se um estudo descritivo sobre as perceção de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) quanto às suas práticas de escrita e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, com recurso a entrevistas. Participaram dez professoras, do 1.º CEB, a lecionar em quatro Agrupamentos de Escola do distrito de Braga e com uma média de 26 anos de experiência profissional. Os resultados obtidos revelaram que estas professoras apresentaram visões distintas quanto à avaliação da sua preparação para o ensino da escrita que varia entre pobre e muito boa. De igual modo constatou-se que estas professoras sentem necessidade de adquirir formação ao nível da intervenção na escrita, com e sem TIC, junto de alunos com problemas na escrita. Os principais motivos mencionados surgem tanto para a reciclagem de práticas como para adquirirem conhecimento de novos recursos e intervenções eficazes. Paralelamente reconheceram a importância da utilização das TIC nas intervenções junto de alunos com problemas na escrita, quer pelo interesse pessoal dos professores, quer pela importância destas ferramentas para a vida dos alunos. Este estudo pretende contribuir para a descrição e discussão quanto à preparação e formação de professores no sentido de se definirem caminhos que correspondem às necessidades de professores e alunos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal, Bolsa Individual de Doutoramento com referência: SFRH/BD/86175/2012 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança (IPB) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F86175%2F2012/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Necessidade de formação | por |
dc.subject | Práticas | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.title | Perceções das práticas dos professores em sala de aula | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/4960 | por |
oaire.citationConferenceDate | 05 - 06 maio 2017 | por |
sdum.event.title | II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 572 | por |
oaire.citationEndPage | 578 | por |
oaire.citationConferencePlace | Bragança, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Livro de atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
incte17_atasAraujo2.pdf | 5,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |