Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51781

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Catarina Lianepor
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.contributor.authorOsório, António Josépor
dc.date.accessioned2018-03-08T11:19:58Z-
dc.date.available2018-03-08T11:19:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAraújo, C. L., Martins, A. P. L., & Osório, A. J. (2017). Perceções das práticas dos professores em sala de aula. In Pires, M. V., Mesquita, C., Lopes, R. P., Santos, G., Cardoso, M., Sousa, J., Silva, E., & Teixeira, C. (Org.). Livro de Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017 (pp. 572-578), Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-222-4. http://hdl.handle.net/10198/4960por
dc.identifier.isbn978-972-745-222-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51781-
dc.description.abstractO professor é um agente chave na construção de processos de ensino-aprendizagem significativos para os seus alunos. A perceção que tem do seu conhecimento, atitudes e autoeficácia pode assumir um papel determinante nas decisões em sala de aula, incluindo nas práticas de escrita dos seus alunos. Assim, realizou-se um estudo descritivo sobre as perceção de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) quanto às suas práticas de escrita e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, com recurso a entrevistas. Participaram dez professoras, do 1.º CEB, a lecionar em quatro Agrupamentos de Escola do distrito de Braga e com uma média de 26 anos de experiência profissional. Os resultados obtidos revelaram que estas professoras apresentaram visões distintas quanto à avaliação da sua preparação para o ensino da escrita que varia entre pobre e muito boa. De igual modo constatou-se que estas professoras sentem necessidade de adquirir formação ao nível da intervenção na escrita, com e sem TIC, junto de alunos com problemas na escrita. Os principais motivos mencionados surgem tanto para a reciclagem de práticas como para adquirirem conhecimento de novos recursos e intervenções eficazes. Paralelamente reconheceram a importância da utilização das TIC nas intervenções junto de alunos com problemas na escrita, quer pelo interesse pessoal dos professores, quer pela importância destas ferramentas para a vida dos alunos. Este estudo pretende contribuir para a descrição e discussão quanto à preparação e formação de professores no sentido de se definirem caminhos que correspondem às necessidades de professores e alunos.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal, Bolsa Individual de Doutoramento com referência: SFRH/BD/86175/2012por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança (IPB)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F86175%2F2012/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectNecessidade de formaçãopor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.titlePerceções das práticas dos professores em sala de aulapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960por
oaire.citationConferenceDate05 - 06 maio 2017por
sdum.event.titleII Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage572por
oaire.citationEndPage578por
oaire.citationConferencePlaceBragança, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationLivro de atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte17_atasAraujo2.pdf5,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID