Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/517
Título: | Processamento da informação, hipertexto e educação |
Autor(es): | Dias, Paulo |
Data: | 1993 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
Citação: | "Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 71-83. |
Resumo(s): | Este artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação. This paper analyses the human information processing paradigm through the computing analogy. Based on cognitive parallel processing and the distinction between declarative, procedural and contextual knowledge representations, the author suggests an alternative approach to the development of the hypertext technology metaphor in education. Cet article on analyse le paradigme de traitement de l’information à travers le rôle de l’analogie computationnelle et de ses implications dans le processus d’acquisition et de représentation de la connaissance. Sur la base de la conception de traitement cognitif parallèle et de la distinction entre représentations déclaratives, de procédés et contextuelles, on propose un abordage alternatif de la métaphore de développement de la technologie hypertexte en éducation. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/517 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1993,6(1),71-84(PauloDias).pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |