Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50975
Título: | Alterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados |
Outro(s) título(s): | Changes in the math syllabus of the Portuguese basic education: the case of the topic Organisation and Data Processing |
Autor(es): | Alves, Maria Palmira Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Programas de matemática Ensino básico Organização e tratamento de dados Math syllabus Basic education Organization and data processing |
Data: | Mai-2015 |
Editora: | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Revista: | Olh@res |
Citação: | Alves, M. P., & Fernandes, J. A. (2015). Alterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados. Olh@res, v. 3, n. 1, 280-305. |
Resumo(s): | Neste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos,
que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática. In this studythe changes in the recently approved Math Syllabus for the Portuguese Basic Education (2013) are analysed, focusing on the topic Organisation and Data Processing, related to the previously syllabus(2007), with reference to the current recommendations for the teaching of statistics. So that, it was performed the content analysis of the two syllabuses, firstly at a structural level and, then, focused on the topic Organisation and Data Processing. Concerning the results, unlike the previous syllabus, the 2013 program omits methodological guidelines and resources, which translates into no reference to research projects, to teamwork and to calculators and computers, highlighting a regression regarding the recentre commendations to approach this topic. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50975 |
ISSN: | 2317-7853 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 Olhares.pdf | 219,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |