Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50975

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Maria Palmirapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.date.accessioned2018-02-23T12:30:05Z-
dc.date.available2018-02-23T12:30:05Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.citationAlves, M. P., & Fernandes, J. A. (2015). Alterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados. Olh@res, v. 3, n. 1, 280-305.por
dc.identifier.issn2317-7853por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50975-
dc.description.abstractNeste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos, que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática.por
dc.description.abstractIn this studythe changes in the recently approved Math Syllabus for the Portuguese Basic Education (2013) are analysed, focusing on the topic Organisation and Data Processing, related to the previously syllabus(2007), with reference to the current recommendations for the teaching of statistics. So that, it was performed the content analysis of the two syllabuses, firstly at a structural level and, then, focused on the topic Organisation and Data Processing. Concerning the results, unlike the previous syllabus, the 2013 program omits methodological guidelines and resources, which translates into no reference to research projects, to teamwork and to calculators and computers, highlighting a regression regarding the recentre commendations to approach this topic.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM e do proyecto Significados de la probabilidad en el currículo de la enseñanza obligatoria y la formación de profesores con la referencia EDU2013-41141-P.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProgramas de matemáticapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospor
dc.subjectMath syllabuspor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectOrganization and data processingpor
dc.titleAlterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dadospor
dc.title.alternativeChanges in the math syllabus of the Portuguese basic education: the case of the topic Organisation and Data Processingpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage280por
oaire.citationEndPage305por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume3por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalOlh@respor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 Olhares.pdf219,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID