Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50643
Título: | Currículo e tecnologias educacionais no contexto bioecológico da escola indígena: escola Kanata T-Ykua do povo Kambeba/AM |
Outro(s) título(s): | Curriculum and educational technologies in the bioecological context of the indigenous school: Kanata T-Ykua school of the people Kambeba/AM |
Autor(es): | Sousa, Maria Lucimar Jacinto Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Kambeba, Mário dos Santos |
Palavras-chave: | Currículo Tecnologias Contexto bioecológico Escola indígena Curriculum Technologies Bioecological context |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
Revista: | Revista Humanidades e Inovação |
Resumo(s): | Apresenta-se um conjunto de reflexões sobre as potencialidades da articulação entre currículo e tecnologias educacionais no processo de desenvolvimento humano, sustentadas na teoria Bioecológica e na ecopedagogia. Esse estudo exploratório tem como objetivo compreender de que forma os projetos de integração curricular e o recurso às tecnologias podem contribuir para a formação dos estudantes indígenas. A escola indígena do povo Kambeba desenvolveu o projeto Plantas medicinais: as tecnologias no contexto da escola Kanata T-Ykua com a finalidade de enriquecer os conhecimentos científicos e usos das tecnologias, fortalecer a língua materna e uso tradicional das plantas medicinais nos processos de tratamento de saúde na aldeia. A análise dos resultados demonstra: a mobilização de conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de saberes mais amplos a partir de recursos tecnológicos; o desenvolvimento de capacidades de reflexão e do pensamento crítico; a compreensão da importância das relações Inter societárias para a sociedade do futuro. It presents a set of reflections on the potential of the relationship between curriculum and educational technologies in the process of human development, supported on Bioecological theory and Eco Teaching. This exploratory study aims to understand how the curricular integration projects and the use of technologies can contribute to the formation of indigenous students. The indigenous school of the Kambeba people developed the Medicinal Plants Project: the technologies in the context of the school Kanata T-Ykua in order to enrich scientific knowledge and uses of technologies, strengthen the maternal language and traditional use of medicinal plants in the treatment in the village. The analysis of the results shows: the mobilization of scientific knowledge and traditional knowledge in building broader knowledge from technological resources; the capacity for reflection and critical thinking; the understanding of the importance of inter-societies relations for the society of the future |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50643 |
e-ISSN: | 2358-8322 |
Versão da editora: | https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/439 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_Currículo e tecnologias educacionais no contexto bioecológico_Escola Kanata T. Ykua_povo Kambeba.pdf | 253,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |