Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50635
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T11:18:30Z | - |
dc.date.available | 2018-02-19T11:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 2358-8322 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/50635 | - |
dc.description.abstract | Ainda às portas deste início de século e de milénio, novas e profundas transformações estão a acontecer a nível mundial, nos campos científico, social e político e, consequentemente, também a nível da educação de infância. A investigação científica continua a demonstrar, de forma consistente, que a primeira infância é uma fase muito importante da vida do ser humano, uma fase em que as mudanças sociais, físicas, emocionais, enfim, a totalidade do desenvolvimento do ser humano que é a criança nesta faixa etária, são extremamente rápidas e em que o cérebro tem uma enorme plasticidade. Sendo a primeira infância, uma fase de desenvolvimento rápido mas vulnerável, sublinhamos a perspectiva de Brazelton e Greenspan (2002) que referem “não podemos negligenciar as crianças nos primeiros anos de vida” (p. 12), pelo que não podemos limitar a ação educativa à mera satisfação das necessidades básicas das crianças, como se isso fosse o estritamente necessário e suficiente | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.relation | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Creche | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.title | Diferentes olhares sobre crianças e creches... | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/20 | por |
oaire.citationStartPage | 8 | por |
oaire.citationEndPage | 12 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Humanidades e Inovação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_DIFERENTES_OLHARES_SOBRE_CRIANCAS_CRECHES.pdf | 312,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |