Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50016

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Domingospor
dc.contributor.authorCosta, Cecíliapor
dc.contributor.authorPalhares, Pedropor
dc.date.accessioned2018-02-02T11:34:25Z-
dc.date.available2018-02-02T11:34:25Z-
dc.date.issued2017-03-15-
dc.identifier.citationDias, Domingos; Costa, Cecília ; Palhares, Pedro (2017), Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola, Revista Latinoamericana de Etnomatemática, vol. 10, núm. 1,por
dc.identifier.issn2011-5474-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50016-
dc.description.abstractEste artigo tem como finalidade recuperar, valorizar, explorar e analisar as experiências geométricas praticadas pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola evidenciadas no processo de construção de cestos de dimensões diversas. Nele mostramos a matemática ‘escondida’ no mesmo processo. Identificamos vários conceitos geométricos deixando antever a sua possibilidade de utilização em sala de aula. Neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa desenvolvida no local recorrendo à observação participante e a entrevistas, apoiadas pelo registo fotográfico e notas de campo. As mulheres deste grupo étnico continuam a construir e a utilizar cestos os quais envolvem muitos conceitos de geometria interessantes no contexto de sala de aula. Referimo-nos, por exemplo, à noção de volume, a formas geométricas cónicas (truncadas) e cilíndricas, espirais, proporções, figuras geométricas, padrões, transformações do plano e frisos. As práticas matemáticas notáveis nos cestos caracterizam-se de vários conhecimentos etnomatemáticos pouco divulgados que constituem um desafio para os próximos estudos.por
dc.description.abstractThis paper aims to recover, develop, explore and expand the geometric practices of women of the ethnic group Nyaneka-nkhumbi from southwestern Angola as evidenced in the construction of baskets of different dimensions. We show the mathematics ‘hidden’ in the process by identifying several of these mathematics concepts and reflecting on their use in the classroom. We present the results of the research developed in connection with the ethnic group using participant observation and interviews, supported by photographic records and written notes. Women of this ethnic group continue to build and use baskets which involve many interesting geometry concepts for use in classroom context. We refer, for example, to the notion of volume, conic (truncated) and cylindrical forms, spirals, proportions, geometric figures, patterns, plane transformations and friezes. e remarkable mathematical practices in the baskets are characterized by much unknown ethnomathematical knowledge that constitutes a challenge for future studies.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectPráticas matemáticas dos Nyaneka-nkhumbipor
dc.subjectCestos tradicionaispor
dc.titleSobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angolapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/358por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage14por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume10por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Latinoamericana de Etnomatemáticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
358-1341-2-PB.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID