Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50010

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Iolandrapor
dc.contributor.authorSantos, Sandra Cristina Silvapor
dc.contributor.authorBaptista, Adrianapor
dc.contributor.authorChoupina, Celdapor
dc.contributor.authorBrandão, Sarapor
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorSilva, Carlapor
dc.contributor.authorAzevedo, Helenapor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.date.accessioned2018-02-02T10:31:33Z-
dc.date.available2018-02-02T10:31:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRibeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina,C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30-40. Doi: 10.4013/cld2017.151.03por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50010-
dc.description.abstractAs dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.por
dc.description.abstractReading disabilities are one of the main causes of signalization of students for educational support, given that these have implications in their educational trajectory, in their entrance in the job market and in their civic and social participation. The research performed in the last decades has identified key variables that maximize the efficacy of the intervention: teaching competences (phonological awareness, word reading and comprehension) explicitly, early, systematically, individually and intensively. The heterogeneity of the group of students with reading disabilities requires an assessment that allows the identification of the diverse profiles and the designing of adequate intervention programs. In turn, the assessment and intervention require specific materials and competences. The aims of this paper are: (a) to describe the educational platform “I’m still learning” illustrating how information and communication technologies can be used in the diagnostic and intervention in reading disabilities; (b) to analyse, through a case study, the perceptions about the activities presented in the platform AEA, and their impact on the patterns of motivation for learning to read.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDificuldades na aprendizagem da leiturapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectPlataforma educativa onlinepor
dc.subjectReading disabilitespor
dc.subjectAssessment and interventionpor
dc.subjectOnline learning platformpor
dc.subjectAssessment & interventionpor
dc.subjectReading disabilitiespor
dc.subjectAssessment & interventionpor
dc.titleA utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de casopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992por
oaire.citationStartPage30por
oaire.citationEndPage40por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationVolume15por
dc.identifier.doi10.4013/cld.2017.151.03por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalCalidoscópiopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro at al, 2017 .pdf914,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID