Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50009
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | por |
dc.contributor.author | Cadime, Irene Maria Dias | por |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Cristina Silva | por |
dc.contributor.author | Brandão, Sara | por |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-02T10:21:41Z | - |
dc.date.available | 2018-02-02T10:21:41Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Viana, F. L., Ribeiro, I., Cadime, I. Santos, S., & Brandão, S. (2017). O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise de um programa de intervenção. Revista Brasileira de Educação, 22(71), 1-30. | por |
dc.identifier.issn | 1413-2478 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/50009 | - |
dc.description.abstract | In this paper, the intervention program Aprender a compreender torna mais fácil o saber for 3rd and 4th primary school grades is presented. Its main goal is to develop students’ reading comprehension, reading strategies and metacomprehension competences. The program was administered to a sample of 1,142 students of the 4th grade. The evaluation of results was designed as a single group with both pre- and post-tests. The results showed statistically significant differences between both moment of evaluation, and the results obtained by these students in the Portuguese Language Exam in 2012 showed that: the percentage of students that obtained A and B scores was higher than the national average; the percentage of the ones who obtained D and E scores was lower than the percentages obtained nationally. Future studies should be designed with the inclusion of a control group and should evaluate teachers’ perceptions about the program and its efficacy. | por |
dc.description.abstract | Neste artigo apresenta-se o programa Aprender a compreender torna mais fácil o saber, destinado a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, que tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências de compreensão da leitura, de estratégias de leitura e de metacompreensão. O programa foi implementado com 1.142 alunos do 4º ano de escolaridade. Na avaliação dos resultados, recorreu-se a um design de grupo único com pré e pós-teste. Os resultados indicaram a presença de diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação, e os resultados obtidos por esses alunos no exame de língua portuguesa de 2012 mostraram que: a percentagem de alunos que obtêm a classificação A e B é superior à média nacional; a percentagem dos que obtêm D e E é inferior à média nacional. Apontam-se como linhas de investigação futura a replicação do estudo com a inclusão de um grupo de controlo e a avaliação da perceção dos professores sobre o programa e a sua eficácia. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Compreensão da leitura | por |
dc.subject | Programa de intervenção | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Reading comprehension | por |
dc.subject | Metacomprehension | por |
dc.subject | Metacompreensão | por |
dc.subject | Intervention program | por |
dc.subject | Evaluation | por |
dc.title | The explicit teaching af reading comprehension. Impact analysis of an intervention program | eng |
dc.title.alternative | O ensino explícito da compreensão da leitura: análise de um programa de intervenção | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782017000400229&lng=pt&nrm=iso&tlng=en | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 30 | por |
oaire.citationIssue | 71 | por |
oaire.citationVolume | 22 | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/s1413-24782017227172 | - |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Brasileira de Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Viana et al, 2017.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |