Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50009

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorSantos, Sandra Cristina Silvapor
dc.contributor.authorBrandão, Sarapor
dc.contributor.authorRibeiro, Iolandapor
dc.date.accessioned2018-02-02T10:21:41Z-
dc.date.available2018-02-02T10:21:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationViana, F. L., Ribeiro, I., Cadime, I. Santos, S., & Brandão, S. (2017). O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise de um programa de intervenção. Revista Brasileira de Educação, 22(71), 1-30.por
dc.identifier.issn1413-2478por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50009-
dc.description.abstractIn this paper, the intervention program Aprender a compreender torna mais fácil o saber for 3rd and 4th primary school grades is presented. Its main goal is to develop students’ reading comprehension, reading strategies and metacomprehension competences. The program was administered to a sample of 1,142 students of the 4th grade. The evaluation of results was designed as a single group with both pre- and post-tests. The results showed statistically significant differences between both moment of evaluation, and the results obtained by these students in the Portuguese Language Exam in 2012 showed that: the percentage of students that obtained A and B scores was higher than the national average; the percentage of the ones who obtained D and E scores was lower than the percentages obtained nationally. Future studies should be designed with the inclusion of a control group and should evaluate teachers’ perceptions about the program and its efficacy.por
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se o programa Aprender a compreender torna mais fácil o saber, destinado a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, que tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências de compreensão da leitura, de estratégias de leitura e de metacompreensão. O programa foi implementado com 1.142 alunos do 4º ano de escolaridade. Na avaliação dos resultados, recorreu-se a um design de grupo único com pré e pós-teste. Os resultados indicaram a presença de diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação, e os resultados obtidos por esses alunos no exame de língua portuguesa de 2012 mostraram que: a percentagem de alunos que obtêm a classificação A e B é superior à média nacional; a percentagem dos que obtêm D e E é inferior à média nacional. Apontam-se como linhas de investigação futura a replicação do estudo com a inclusão de um grupo de controlo e a avaliação da perceção dos professores sobre o programa e a sua eficácia.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectPrograma de intervençãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectMetacomprehensionpor
dc.subjectMetacompreensãopor
dc.subjectIntervention programpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.titleThe explicit teaching af reading comprehension. Impact analysis of an intervention programeng
dc.title.alternativeO ensino explícito da compreensão da leitura: análise de um programa de intervençãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782017000400229&lng=pt&nrm=iso&tlng=enpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage30por
oaire.citationIssue71por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782017227172-
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Viana et al, 2017.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID