Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49432

TitlePontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores
Author(s)Vieira, Flávia
KeywordsTeoria (pessoal e pública)
Prática
Reflexão
Pedagogia da formação de professores
Theory (personal and public)
Practice
Reflection
Pedagogy of teacher education
Issue date2005
PublisherCurrículo Sem Fronteiras
JournalCurrículo Sem Fronteiras
CitationVieira, F. (2005). Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem Fronteiras, 5(1), 116-138
Abstract(s)Este texto pode ser lido como exercício de (re)elaboração da minha teoria pessoal de formadora. Emerge de um estudo de caso desenvolvido com treze professoras numa disciplina de pós-graduação e centra-se nalgumas dimensões da relação teoria-prática na formação de professores. São apresentados três exemplos desta relação, construídos a partir da análise de textos de reflexão sobre a experiência, procurando-se evidenciar o potencial das narrativas na (re)construção do conhecimento profissional de professores e formadores. A metáfora das pontes (in)visíveis sublinha a impossibilidade da não-relação entre teoria e prática, colocando a tónica nos modos como (não) a vemos.
The text can be read as an exercise to (re)elaborate my personal theory as a teacher educator. It derives from a case study conducted with thirteen teachers in a post-graduation course and it focusses on some dimensions of the link between theory and pratice in teacher education. Three examples are built from the analysis of experience-based reflective texts so as to highlight the potential value of narratives in the (re)construction of professional knowledge. The metaphor of (in)visible bridges points out the impossibility of not linking theory and practice and emphasises the ways in which we (do not) see that link.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49432
e-ISSN1645-1384
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores.pdf
  Restricted access
138,44 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID