Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49432

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Fláviapor
dc.date.accessioned2018-01-18T16:24:08Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationVieira, F. (2005). Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem Fronteiras, 5(1), 116-138por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49432-
dc.description.abstractEste texto pode ser lido como exercício de (re)elaboração da minha teoria pessoal de formadora. Emerge de um estudo de caso desenvolvido com treze professoras numa disciplina de pós-graduação e centra-se nalgumas dimensões da relação teoria-prática na formação de professores. São apresentados três exemplos desta relação, construídos a partir da análise de textos de reflexão sobre a experiência, procurando-se evidenciar o potencial das narrativas na (re)construção do conhecimento profissional de professores e formadores. A metáfora das pontes (in)visíveis sublinha a impossibilidade da não-relação entre teoria e prática, colocando a tónica nos modos como (não) a vemos.por
dc.description.abstractThe text can be read as an exercise to (re)elaborate my personal theory as a teacher educator. It derives from a case study conducted with thirteen teachers in a post-graduation course and it focusses on some dimensions of the link between theory and pratice in teacher education. Three examples are built from the analysis of experience-based reflective texts so as to highlight the potential value of narratives in the (re)construction of professional knowledge. The metaphor of (in)visible bridges points out the impossibility of not linking theory and practice and emphasises the ways in which we (do not) see that link.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCurrículo Sem Fronteiraspor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectTeoria (pessoal e pública)por
dc.subjectPráticapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPedagogia da formação de professorespor
dc.subjectTheory (personal and public)por
dc.subjectPracticepor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectPedagogy of teacher educationpor
dc.titlePontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professorespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage116por
oaire.citationEndPage138por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume5por
dc.identifier.eissn1645-1384por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalCurrículo Sem Fronteiraspor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores.pdf
Acesso restrito!
138,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID