Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49432
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Flávia | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T16:24:08Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, F. (2005). Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem Fronteiras, 5(1), 116-138 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49432 | - |
dc.description.abstract | Este texto pode ser lido como exercício de (re)elaboração da minha teoria pessoal de formadora. Emerge de um estudo de caso desenvolvido com treze professoras numa disciplina de pós-graduação e centra-se nalgumas dimensões da relação teoria-prática na formação de professores. São apresentados três exemplos desta relação, construídos a partir da análise de textos de reflexão sobre a experiência, procurando-se evidenciar o potencial das narrativas na (re)construção do conhecimento profissional de professores e formadores. A metáfora das pontes (in)visíveis sublinha a impossibilidade da não-relação entre teoria e prática, colocando a tónica nos modos como (não) a vemos. | por |
dc.description.abstract | The text can be read as an exercise to (re)elaborate my personal theory as a teacher educator. It derives from a case study conducted with thirteen teachers in a post-graduation course and it focusses on some dimensions of the link between theory and pratice in teacher education. Three examples are built from the analysis of experience-based reflective texts so as to highlight the potential value of narratives in the (re)construction of professional knowledge. The metaphor of (in)visible bridges points out the impossibility of not linking theory and practice and emphasises the ways in which we (do not) see that link. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Currículo Sem Fronteiras | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Teoria (pessoal e pública) | por |
dc.subject | Prática | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Pedagogia da formação de professores | por |
dc.subject | Theory (personal and public) | por |
dc.subject | Practice | por |
dc.subject | Reflection | por |
dc.subject | Pedagogy of teacher education | por |
dc.title | Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 116 | por |
oaire.citationEndPage | 138 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationVolume | 5 | por |
dc.identifier.eissn | 1645-1384 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Currículo Sem Fronteiras | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores.pdf Acesso restrito! | 138,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |