Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49128

TitleO ‘problema da droga’: sua construção, desconstrução e reconstrução
Other titlesThe 'drug problem': its construction, deconstruction and reconstruction
Author(s)Cruz, Olga Souza
Machado, Carla
Fernandes, Luís
KeywordsConsumos ‘não problemáticos’
Consumos ‘problemáticos’
Utilização de drogas ilícitas
Issue date2012
JournalAnálise Psicológica
CitationCruz, O., Machado, C., & Fernandes, L. (2012). O ‘problema da droga’: sua construção, desconstrução e reconstrução [The 'drug problem': its construction, deconstruction and reconstruction]. Análise psicológica, XXX (1-2), 49-61.
Abstract(s)Representações negativas sobre a utilização de substâncias psicoactivas predominam desde há muito, em grande medida, pelo facto de esta prática continuar a ser analisada a partir de uma perspectiva problemática. Manifestações alternativas persistem, portanto, votadas a uma relativa ignorância, continuando a evitar-se o debate acerca das suas dimensões hedonísticas e dos padrões de consumo que são eficazmente conciliados com a vida convencional. Nos últimos anos tem-se assistido, todavia, a um aumento dos trabalhos académicos (sobretudo antropológicos e sociológicos) centrados em experiências que não se enquadram em padrões ‘problemáticos’ e que promovem um entendimento mais adequado sobre esta prática e os seus protagonistas. Tais trabalhos têm mostrado que, tal como foi construído como um problema, este fenómeno pode ser desconstruído e reconstruído em moldes alternativos, desafiando, assim, os discursos dominantes. É a este exercício de construção e desconstrução do ‘problema da droga’, assim como de reconstrução do fenómeno em moldes alternativos, que dedicamos o presente artigo.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49128
Publisher versionhttp://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v30n1-2/v30n1-2a06.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ED/DH-CII - Livros e Capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cruz et al 2012_O problema da droga_AnalisePsicologica.pdf83,25 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID