Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4902
Título: | Logo e educação matemática: um estudo de caso no 4º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Logo and mathematics education: a case study on elementary education (4th grade) |
Autor(es): | Carvalho, Paulo Jorge Franco Rodrigues de |
Orientador(es): | Osório, António José |
Data: | 16-Dez-2005 |
Resumo(s): | Porque é o Logo um tema polémico? Será a sua filosofia educacional totalmente desprezável na educação matemática, ou as mudanças na cultura do conhecimento que o seu autor reclama são demasiado desafiadoras para que possam ser aceites? A actual tendência para ver o Logo como “apenas mais um recurso na sala de aula” pode significar que ainda resistimos a olhar para o seu grande potencial de mudança enquanto filosofia de ensino e de vida.
A nossa pesquisa sugere que a assunção do papel de professor construcionista pela primeira vez implica uma dura luta interna e que a análise dos resultados da implementação do Logo não pode fazer-se com recurso a metodologias de investigação tradicionais. Ultrapassados estes obstáculos culturais e metodológicos, talvez um dia, mais pessoas olhem com justiça para a proposta de Papert Why is Logo a controversial matter? Is such a philosophy fully contemptible in mathematics education, or the changes it requires in knowledge’s culture are an excessive challenge for suitable acceptance? The existing tendency to contemplate it just as “one more resourse in the classroom” might mean that we still oppose to look at its great potential of change, as a teaching and living philosophy. Our research indicates that it is very hard to behave as a Logo teacher for the first time, and the analysis of the results of Logo implementation does not fit into traditional researching methodologies. Overcoming these cultural and methodological obstacles it is possible that more people will look fairly at Papert’s proposal. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/4902 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DCILM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capa_tese_PauloCarvalho.pdf | 23,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Resumo Inglês.pdf | 8,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Resumo Português.pdf | 8,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Tese última.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |