Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48377

Título(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
Autor(es)Loureiro, Júlio Manoel da Silva
Cunha, António Camilo
Moreira, Evando Carlos
Palavras-chaveMotivação
Educação física
Atividade física
Motivation
Physical education
Physical activity
Motivación
Educación física
Actividad física
Data2017
EditoraUniversidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
RevistaRevista Kinesis
CitaçãoLoureiro, J. M. Silva; Cunha, A.C. & Moreira, E.C. (2017). (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Kinesis, 35(3), 29-45. doi: http://dx.doi.org/10.5902/2316546426741
Resumo(s)Tem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal.
It has as aim to identify if the students are motivated with the Physical Education classes, to notice the reason and to know if the classes generate reinforcement to the enjoyment of practice of physical activities. The sample comprehends 40 students of the 12th year of a secondary school in Braga, Portugal. The enjoyment by the modalities and the practice condition the motivation for the classes. There is a preference to get to know new modalities, because they affirm they always practice the same ones, referred aspects by the intervened group. These findings contribute to think in another Physical Education, that is not a Physical Education focused in Sport and Physical Activity, dominant paradigm in Portugal.
Se tiene como objetivo identificar se los alumnos están motivados para las clases de Educación Física, percibir el por qué y saber se las clases generan refuerzo del gusto por la práctica de actividades físicas. La amuestra abarcó 40 alumnos del 12º año de una escuela secundaria de Braga, Portugal. El gusto por las modalidades y la práctica condicionan la motivación por las clases. Hay la preferencia por conocer nuevas modalidades, porque afirman practicar siempre las mismas, aspectos referidos por el grupo intervenido. Estas constataciones contribuyen para pensamos otra Educación Física, que no una Educación Física enfocada en el Deporte y en la Actividad Física, paradigma predominante en Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48377
DOI10.5902/2316546426741
ISSN0102-8308
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Des motivação dos alunos para a prática das aulas Loureiro, Cunha, Moreira.pdf344,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID