Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47954

TítuloA comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga
Outro(s) título(s)The online communication of heritage: the case of museum of archeology D. Diogo de Sousa and Biscainhos Museum, in Braga
Autor(es)Ribeiro, Susana Patrícia Sousa
Orientador(es)Ribeiro, Maria do Carmo Franco
Sá, Alberto
Palavras-chaveWeb 2.0
Museus
Comunicação online
Medias sociais
Museologia
Museums
Online communication
Social medias
Museology
Data2016
Resumo(s)O presente relatório traduz os resultados de um estágio efetuado no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e no Museu dos Biscainhos, inserido no segundo ano do Mestrado em Património e Turismo Cultural da Universidade do Minho. O objetivo deste Estágio foi analisar a comunicação online levada a cabo pelas instituições museológicas, assim como o recurso às redes sociais como forma de aproximação do Museu às pessoas. Deste modo, o presente relatório pretende dar a conhecer a realidade da comunicação online dos museus portugueses, tanto a nível dos conteúdos disponibilizados nos seus websites como através da utilização dos medias sociais. Na realidade, owebsite das instituições museológicas, assim como os medias socias utilizados, são uma importante forma de comunicação com os públicos do museu. A concretização destes objetivos foi realizada a partir da análise dos conteúdos disponibilizados pelos museus portugueses, assim como pelas ferramentas de Web 2.0 utilizadas para a partilha de novidades e dinamização das atividades. Desta forma foi criada uma grelha de análise que foi aplicada posteriormente aos museus da Rede Portuguesa de Museus. Esta grelha tem quatro dimensões: identificação; conteúdo geral; serviço educativo; Web 2.0. Com o objetivo de identificar boas práticas a nível internacional e de proceder a análise comparativas, a mesma grelha foi aplicada a 20 museus estrangeiros. Ainda, com o intuito de perceber as expectativas dos visitantes em relação aos museus e os medias digitais foi elaborado um questionário com três componentes principais de análise: perfil dos inquiridos; presença online e relação com os museus. Desta forma, pretende-se compreender quais as oportunidades e dificuldades no que diz respeito à comunicação online levada a cabo pelas estruturas museológicas, nomeadamente dos museus D. Diogo de Sousa e Biscainhos. Trata-se de entender aquilo que já foi feito neste campo, mas também aquilo que ainda é necessário fazer para melhorar a presença dos museus na web.
This report show us the results of an internship at the museum of archeology D. Diogo de Sousa. It is a part of the second year of the master’sdegree in Heritage and Cultural Tourism at Minho University. The intention of this report was in one hand to analyze the online communication carried out by the museums, and in the other hand to know how the use of social networks is a way to bring peoplecloser to the museums. This report has the purpose of showing the truth behind the online communication in the Portuguese museums: how they communicate throughout the contents available in their websites and how they keep communicating using social media. Actually museums websites as well as the social media used by them are a great way of communication between museums and their public. To accomplish those objectives it was required to analyze the contents available by Portuguese museums and the Web 2.0 tools used for the share of news and for the creation of different kind of activities. For these purpose was created a chart that was later used with the museums of the Portuguese museums organization. These chart has four different pillars: identification; general content; educational service; Web 2.0. With the purpose of identifying good practices on an international level and to proceed to comparative analysis, the same chart was applied to 20 different foreign museums. Also, a survey with different analysis elements (respondents profile, online presence and connection with the museum) was made with the goal of knowing what were the visitors expectations towards the museums and digital media. The intention of this is to understand the chances and difficulties of online communication used by the museums, especially D. Diogo de Sousa and Biscainhos museums. It is essential to comprehend what was already done in this field but also what must be done to improve the museums attendance online.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Património e Turismo Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47954
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Patrícia Sousa Ribeiro.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID