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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria do Carmo Francopor
dc.contributor.advisorSá, Albertopor
dc.contributor.authorRibeiro, Susana Patrícia Sousapor
dc.date.accessioned2017-12-04T14:33:14Z-
dc.date.available2017-12-04T14:33:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47954-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Património e Turismo Culturalpor
dc.description.abstractO presente relatório traduz os resultados de um estágio efetuado no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e no Museu dos Biscainhos, inserido no segundo ano do Mestrado em Património e Turismo Cultural da Universidade do Minho. O objetivo deste Estágio foi analisar a comunicação online levada a cabo pelas instituições museológicas, assim como o recurso às redes sociais como forma de aproximação do Museu às pessoas. Deste modo, o presente relatório pretende dar a conhecer a realidade da comunicação online dos museus portugueses, tanto a nível dos conteúdos disponibilizados nos seus websites como através da utilização dos medias sociais. Na realidade, owebsite das instituições museológicas, assim como os medias socias utilizados, são uma importante forma de comunicação com os públicos do museu. A concretização destes objetivos foi realizada a partir da análise dos conteúdos disponibilizados pelos museus portugueses, assim como pelas ferramentas de Web 2.0 utilizadas para a partilha de novidades e dinamização das atividades. Desta forma foi criada uma grelha de análise que foi aplicada posteriormente aos museus da Rede Portuguesa de Museus. Esta grelha tem quatro dimensões: identificação; conteúdo geral; serviço educativo; Web 2.0. Com o objetivo de identificar boas práticas a nível internacional e de proceder a análise comparativas, a mesma grelha foi aplicada a 20 museus estrangeiros. Ainda, com o intuito de perceber as expectativas dos visitantes em relação aos museus e os medias digitais foi elaborado um questionário com três componentes principais de análise: perfil dos inquiridos; presença online e relação com os museus. Desta forma, pretende-se compreender quais as oportunidades e dificuldades no que diz respeito à comunicação online levada a cabo pelas estruturas museológicas, nomeadamente dos museus D. Diogo de Sousa e Biscainhos. Trata-se de entender aquilo que já foi feito neste campo, mas também aquilo que ainda é necessário fazer para melhorar a presença dos museus na web.por
dc.description.abstractThis report show us the results of an internship at the museum of archeology D. Diogo de Sousa. It is a part of the second year of the master’sdegree in Heritage and Cultural Tourism at Minho University. The intention of this report was in one hand to analyze the online communication carried out by the museums, and in the other hand to know how the use of social networks is a way to bring peoplecloser to the museums. This report has the purpose of showing the truth behind the online communication in the Portuguese museums: how they communicate throughout the contents available in their websites and how they keep communicating using social media. Actually museums websites as well as the social media used by them are a great way of communication between museums and their public. To accomplish those objectives it was required to analyze the contents available by Portuguese museums and the Web 2.0 tools used for the share of news and for the creation of different kind of activities. For these purpose was created a chart that was later used with the museums of the Portuguese museums organization. These chart has four different pillars: identification; general content; educational service; Web 2.0. With the purpose of identifying good practices on an international level and to proceed to comparative analysis, the same chart was applied to 20 different foreign museums. Also, a survey with different analysis elements (respondents profile, online presence and connection with the museum) was made with the goal of knowing what were the visitors expectations towards the museums and digital media. The intention of this is to understand the chances and difficulties of online communication used by the museums, especially D. Diogo de Sousa and Biscainhos museums. It is essential to comprehend what was already done in this field but also what must be done to improve the museums attendance online.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectMuseuspor
dc.subjectComunicação onlinepor
dc.subjectMedias sociaispor
dc.subjectMuseologiapor
dc.subjectMuseumspor
dc.subjectOnline communicationpor
dc.subjectSocial mediaspor
dc.subjectMuseologypor
dc.titleA comunicação online do património: o caso do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Bragapor
dc.title.alternativeThe online communication of heritage: the case of museum of archeology D. Diogo de Sousa and Biscainhos Museum, in Bragapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201681331por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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