Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47708

TitleProjeto Inter-departamental e Inter-artes "Liminaridades internartísticas: poesia, linguagem e música" ou "No limiar da linguagem: contactos intersemióticos entre poesia e música"
Author(s)Guimarães, Paula Alexandra
KeywordsPoesia
Música
Liminaridade
Semiótica
Interartes
Issue date2010
Abstract(s)Poesia e música encantam e fascinam o ser humano desde os primórdios da humanidade já que se relacionam de uma maneira quase mágica. São artes próximas, embora a relação entre elas tenha um limite; isto porque a poesia é arte verbal e a música arte não verbal. Neste sentido, cada uma tem o seu próprio valor e efeito como sistemas semióticos diferentes, não se podendo afirmar a supremacia de uma arte em relação à outra. Apesar de tudo, o filósofo francês Victor Cousin (1792-1867) afirmou não só a capacidade de interrelacionamento da poesia com todas as outras artes mas também a sua superioridade na hierarquia delas. Diferentes vertentes de aplicação: 1. Projecto de investigação 2. Livro (colectânea de artigos) 3. Conferência 4. Opção de licenciatura 5. Disciplina de pós-graduação ou mestrado Em colaboração especial com o Departamento de Música, o projecto poderá ainda envolver os investigadores na área da literatura (em particular, os estudos de poesia), nas diversas línguas abrangidas pelo Instituto, e ainda os da área da linguística e da filosofia (estética).
TypeResearch report
DescriptionEste projeto desenvolveu investigação que conduziu à escrita e publicação de alguns artigos e, ainda, à organização de uma conferência internacional, com livro de atas publicado.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47708
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liminaridades poesia música.pdf378,02 kBAdobe PDFView/Open
CALL FOR PAPERS (texto do site).pdf133,37 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID