Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/471

TítuloAlgumas reflexões em torno de uma educação pós-moderna
Autor(es)Santos, Laura Ferreira dos
Data1991
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 4:2 (1991) 129-135.
Resumo(s)Utilizando alguns aspectos do pensamento de M. Montessori, A. S. Neill e “mestres-camaradas” de Hamburgo, pretende-se, numa primeira fase, mostrar como estes autores, ao perspectivarem a relação pedagógica, efectuaram uma alteração dos valores tradicionais, desvalorizando o papel do professor e do adulto, no que forma fortemente contestados pela sua época; numa segunda fase, fazendo apelo a pensadores como Lipovetski e Lyotard, procura-se compreender como é que as inovações introduzidas pelos educadores mencionados acabaram por se banalizar, o que será relacionado com a entrada numa época genericamente caracterizada como “pós-moderna”. Finalmente, dentro deste contexto, esboçam-se algumas pistas de reflexão sobre a situação actualmente vivida a nível educacional.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/471
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1991,4(2),129-135(LauraFerreiraSantos).pdf422,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID