Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47022

TitleBilinguismo
Author(s)Flores, Cristina
Almeida, Letícia
Editor(s)Freitas, Maria João
Santos, Ana Lúcia
KeywordsBilinguismo
Aquisição da Linguagem
Issue date12-Sep-2017
PublisherLanguage Science Press
CitationLetícia Almeida & Cristina Flores. Bilinguismo. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 275–304. Berlin: Language Science Press. DOI:10.5281/zenodo.889439
Abstract(s)[Excerto] Introdução: Os primeiros ensaios sobre o bilinguismo definem-no como o domínio perfeito de duas línguas, ou seja, encaram a competência bilingue como um grau idealizado de conhecimento a atingir em ambas as línguas (veja, por exemplo, Bloomfield 1933). Mais recentemente, a definição de bilinguismo deixou de tomar por base essa noção de proficiência idealizada. O termo ‘bilingue’ passou a designar falantes que possuem competência linguística em pelo menos duas línguas. Essa competência pode ser adquirida de diversas formas, em diferentes idades e contextos e atingir níveis de proficiência variáveis, mas, em todo o caso, é sempre necessário que o falante tenha contacto regular com duas (ou mais) línguas durante um determinado período para que o conhecimento linguístico se construa. Estecapítulofocaespecialmenteoscasosemqueocontactocomasduaslínguas se dá de forma precoce, isto é, na infância. Abordaremos, portanto, as particularidades da aquisição da linguagem quando a criança é exposta a mais de uma língua no seu dia a dia. [...]
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47022
DOI10.5281/zenodo.889439
Publisher versionhttps://zenodo.org/record/889439#.Wc6RDGhSy03
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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