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https://hdl.handle.net/1822/46814
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alves, Anabela Carvalho | por |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Sameiro | por |
dc.contributor.author | Pires, Helena Isabel Valadar | por |
dc.date.accessioned | 2017-10-25T13:16:25Z | - |
dc.date.available | 2020-01-01T07:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46814 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação, desenvolvida em ambiente industrial na Continental – Indústria têxtil do Ave (C-ITA) no âmbito da conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho, teve como principal foco a melhoria do fluxo e abastecimento de materiais aplicando ferramentas Lean. A empresa, que se integra no ramo automóvel, tem como produtos finais tecido impregnado, cabo impregnado e malhas termofixadas. A metodologia de investigação na qual se baseia esta dissertação foi o Action-Research iniciando-se com a revisão bibliográfica e, posterior diagnóstico e análise crítica do sistema de abastecimento de materiais existentes na empresa. O diagnóstico realizado revelou alguns problemas relacionados com o fluxo de materiais, nomeadamente: falta de uma equipa dedicada à logística interna, inexistência de rotas de distribuição normalizadas, quer das matérias-primas e sucata, quer de produtos finais, desorganização e falta de visibilidade no armazém de matérias-primas. Ao longo desta fase foram usadas ferramentas de diagnóstico como o VSM, o diagrama de Ishikawa e métodos de avaliação ergonómica. Assim, para resolver estes problemas foram elaboradas e apresentadas propostas de melhoria, pois tornou-se necessário definir a equipa de logística interna, melhorar as rotas de distribuição de matéria-prima, definir as rotas de distribuição de scrap (desperdício com algum valor comercial), sucata (desperdício sem valor comercial), produtos intermédios e produtos finais, reorganizar o armazém de matérias-primas e produtos finais e, por último, melhorar a gestão visual no armazém. Como resultados, espera-se obter destas propostas algumas melhorias como a melhoria das rotas de distribuição e recolha de materiais e o melhor aproveitamento do espaço de armazenamento através da reorganização do mesmo, aumentando em 11% o espaço dedicado às malhas termofixadas, 10% ao cabo impregnado e reduzindo 10% do espaço dedicado ao tecido impregnado. Para além disso, espera-se ainda que as movimentações e transportes sejam reduzidos em 2% no caso das malhas termofixadas, 31% no caso do cabo impregnado e 6% no tecido impregnado. | por |
dc.description.abstract | This thesis, which was performed in an industrial environment at Continental – Indústria Têxtil do Ave (C-ITA), concluding the Masters Degree of the course of Industrial Engineering and Management (MIEGI) of University of Minho has as its main focus the improvement of the material flow applying Lean tools. This company is integrated in the automotive field and has as its final products impregnated textile, impregnated cable and termofixed mesh. The research methodology in which this dissertation was based on was the Action-Research, beginning with the elaboration of a bibliography review and after that, the diagnosis and critical analysis of the initial situation of the company were made. During this phase, diagnosis tools as VSM, Ishikawa diagram and ergonomic evaluation methods were used. Some proposals were made and presented in order to solve these problems because it was necessary to define the internal logistics team, to improve the routes for distribution of raw material, to define the routes for distribution of scrap (it represents commercial value), waste (it has no commercial value), intermediate products and finished goods, to reorganize the raw material and finished goods warehouses and for last, to improve the visual management in the warehouse. As a result, it is expected to obtain some improvements such as the optimization of the routes for distribution and picking of material and the reorganization of the warehouse, increasing 11% of the space dedicated to the termofixed mesh, 10% of the space for impregnated cable and decreasing 10% of the space for impregnated textile. Besides that, it is also expected a reduction of 2% on the movements and transportations for thermofixed mesh, 31% for impregnated cable and 6% for termofixed textile. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Lean production | por |
dc.subject | Logística interna | por |
dc.subject | Fluxo de materiais | por |
dc.subject | Ferramentas lean | por |
dc.subject | Internal logistics | por |
dc.subject | Materials flow | por |
dc.subject | Lean tools | por |
dc.title | Melhoria do fluxo e abastecimento de materiais aplicando ferramentas Lean numa empresa de aplicações têxteis para indústria automóvel | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201560585 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Helena Isabel Valadar Pires.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |