Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46802

TítuloPerceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa
Autor(es)Morgado, José Carlos
Seabra, Filipa
Palavras-chaveAvaliação externa de escolas
Autoavaliação
Mudanças (curriculares, organizacionais, pedagógicas)
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoMORGADO, J. C. & SEABRA, F. (2015). Perceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa. In José A. Pacheco, Joana Sousa & Natália Costa (Org.), Seminário Internacional sobre Avaliação Externa de Escolas. Volume de Atas (pp. 80-89). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho.
Resumo(s)Uma das principais preocupações políticas e pedagógicas relativas à Avalaição Externa de Escolas (AEE) é o impacto que esse processo produz ao nível das instituições escolares, quer ao nível da prestação de contas, quer ao nível do serviço educativo que prestam. Neste contexto, um conjunto de universidades portuguesas tem vindo a desenvolver um projeto de investigação que visa identificar os efeitos e impactos da avaliação Externa de Escolas (PTDC/CPE-CED/116674/2010). Insere-se neste projeto um conjunto de estudos de caso através dos quais se pretende validar algumas informações recolhidas através de outros procedimentos de recolha de dados desenvolvidos previamente e a uma escala mais ampla. A presente comunicação dá conta de resultados parciais de um destes estudos de caso, que teve lugar numa escola secundária da região Norte do país. Concretamente, apresentam-se dados de um inquérito por questionário que pretendeu dar voz a um dos grupos de interlocutores mais priviligiados na mudança da escola - os professores-, uma vez que estão no cerne dos processos avaliativos que aí se desenvolvem, usufruindo da possibilidade de neles participarem quer como sujeitos quer como objetos de avaliação. Além do mais, da implicação e atuação dos docentes depende, aliás, em grande medida, o impacto das mudanças que a AEE possa produzir. Os resultados apresentados indicam impactos e efeitos aos níveis curriculares, organizacionais e pedagógicos, com destaque para o domínio da autoavaliação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46802
ISBN978-989-8525-42-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
07. Perceções Docentes sobre AEE (SIAEEENS).pdf906,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID