Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46749

TítuloEstudo e otimização do processo de vulcanização numa indústria de pneus
Autor(es)Silva, Nuno Miguel Matos da
Orientador(es)Arezes, P.
Carvalho, Dinis
Palavras-chaveEstudo do trabalho
Balanceamento
SMED
Layout
Work study
Line balancing
Data2016
Resumo(s)A presente dissertação apresenta os resultados obtidos através de um projeto de melhoria do desempenho da produção no processo de Vulcanização na empresa Continental Mabor S.A. As empresas que queiram ser líderes de mercado, no sector automóvel, têm que ter, nas suas principais políticas e prioridades, a integração de novos produtos. Este fator obriga a que a empresa se reorganize e aplique metodologias de forma a avaliar e melhorar o seu desempenho. Os objetivos da aplicação destas metodologias passam por melhorar as condições de trabalho, aumentar a produtividade e melhorar o fluxo de materiais. As duas principais metodologias utilizadas neste projeto foram o Estudo do trabalho e o SMED. O projeto iniciou-se com a análise e diagnóstico da área a estudar e o levantamento de dados relativos à área da Vulcanização para organização e definição do layout. O passo seguinte deste projeto passou pela definição dos tempos padrão por fila de prensas, tendo em conta as características das filas e dos pneus, considerando tarefas principais e auxiliares, aplicando correções para fadiga, descanso e perturbações, obtendo um tempo-padrão médio de 14,4 segundos. Com a obtenção do tempo-padrão (pneu/homem) foi possível fazer o balanceamento da área e apresentar três propostas distintas para a distribuição dos operadores na Vulcanização. Os principais indicadores usados para validar cada uma das propostas foram a taxa de ocupação, a carga manipulada por operador e o risco de lesões músculo-esqueléticas. Por fim, foi aplicada a metodologia SMED nas mudanças de molde com o objetivo de reduzir o tempo de setup, com um ganho potencial de cerca de 40% através da redução dos tempos de espera com uma melhor organização das equipas nas mudanças de moldes e da conversão de tarefas internas em externas.
The master dissertation reports the results obtained through the study that was done in the Vulcanization area, on the company Continental Mabor. Those companies who wish to be market leader, in the automotive sector, must have, in their main politics and priorities, the new product introduction. This factor forces the company to constants arraignments e to apply methodologies in order to improve their performance. The main methodologies that will be studied in this project are: work study and SMED. This project begun with the analysis and diagnosis of the area to be studied e the lift of data regarding to the Vulcanization area in order to rearrangement and definition of the layout. The next step of this project was to define the standard time for row of presses, considering the rows and tires characteristics, main tasks and auxiliaries, applying correction for rest, fatigue and disturbance, obtaining an average time of 14,4 sec. With the obtaining of the standard time (tire/man) it was possible to balance the area e to introduce three different proposals for the operation distribution in Vulcanization. The main indicators to validate each one of the proposals were the occupational rate, material manual handling and the risk ok low back disorder injuries. In the end, it was applied the SMED methodology in the mold change with the purpose to optimize and reduce the setup time, obtaining a potential gain of 40% through the waiting time reduction with a better organization of the teams involved in the mold change and the conversion of the internals tasks in externals tasks.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46749
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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