Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46210

TítuloDa água – entre a terra e o ar – em narrativas visuais para a infância
Outro(s) título(s)Of water – between land and air – in wordless picturebooks for children
Autor(es)Ramos, Ana Margarida
Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveLivro-álbum sem texto
Ilustração
Narrativa
Água
Leitura
Wordless picturebook
Illustration
Narrative
Water
Reading
DataJul-2017
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
RevistaFronteiraz
Resumo(s)Neste estudo, pretende-se refletir sobre os livros-álbum sem texto de autores portugueses, uma modalidade artística e editorial emergente na edição nacional. A análise apresentada filia-se nos estudos mais recentes sobre o livro-álbum (Salisbury e Styles, 2012; Serafini, 2014; Kümmerling-Meibauer, 2015), em particular nos dedicados à narrativa visual, também designada como livro sem texto ou livro de imagens (Arizpe, 2014; Beckett, 2014; Bosh, 2014). De natureza sofisticada e reclamando, por vezes, a realização de conexões intertextuais, os livros-álbum sem texto exigem que o leitor, com um olhar atento e perspicaz, realize inferências, interprete sugestões implícitas, reconstrua sequências a partir das relações espácio-temporais, interprete pormenores ou descubra estados de espírito das personagens, ou seja, que invente ele mesmo o/um texto, tornando-se conarrador. A partir da seleção e da análise de um corpus com ligação ao tema da água, designadamente da autoria de Bernardo Carvalho, Marta Monteiro e João Fazenda, procura-se proceder à caracterização destes volumes, tendo em conta as soluções formais e gráficas que apresentam.
The aim of this study is to reflect on Portuguese wordless picturebooks, an emerging artistic and publishing format in the Portuguese context. The analysis presented follows recent studies of picturebooks (SALISBURY; STYLES, 2012; SERAFINI, 2014; KÜMMERLING-MEIBAUER, 2015), particularly those related to visual storytelling (ARIZPE, 2014; BECKETT, 2014; BOSH, 2014). Sophisticated, sometimes requiring the establishment of intertextual connections, wordless picturebooks call upon a special kind of reader – an attentive one –, able to draw inferences, interpret implicit suggestions, reconstruct sequences from spatial-temporal relations, interpret detais, or detect the characters’ mood; that is, a reader who can invent the text by himself/herself, and thus become a sort of co-narrator. After selecting and analysing a corpus connected with the theme of water, by creators such as Bernardo Carvalho, Marta Monteiro and João Fazenda, this paper aims at characterizing such picturebooks taking into account the formal and graphic solutions they present.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46210
DOI10.23925/1983-4373.2017i18p130-147
ISSN1983-4373
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
29620-90539-1-PB.pdf504,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID