Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46209

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pirespor
dc.contributor.authorDias, Maria dos Anjos Flôrpor
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.date.accessioned2017-07-18T09:13:54Z-
dc.date.available2017-07-18T09:13:54Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46209-
dc.description.abstractNeste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.por
dc.description.abstractThis brief essay we aim to share and reflect on the interdisciplinary project, which took place between 2013 and 2015, as part of the degree in Basic Education at the Institute of Education of the University of Minho (Braga, Portugal). Not only do we seek to highlight how transversal the Portuguese language is, embodied in literary texts, but also contribute to the artistic culture itself, namely through the theatrical creation. In the initial stage, we intend to get acquainted with the students’ literary culture in order to expand their contact with less widespread literary genres (poetry and drama), within the context of subjects, such as Children and Youth Literature and Drama Education; to develop phonological and interpretative dimensions related to popular expressions and spoken interaction (narration, forms of lyric poetry and dramatic text); to understand how reading may help to develop text analysis skills, thus, shaping active citizens of the future who are capable of relating personal interpretations with their own understanding of the world.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherFURGpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectEducação dramáticapor
dc.subjectTexto dramáticopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLiterary educationpor
dc.subjectDrama educationpor
dc.subjectDrama textpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleEducação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmicopor
dc.title.alternativeLiterary education and theatrical/drama education: a few synergies within an academic contextpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage161por
oaire.citationEndPage176por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleMomento: diálogos em educaçãopor
oaire.citationVolume26por
dc.identifier.eissn2316-3100-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalMomento: Diálogos em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5318-20121-1-PB.pdf236,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID