Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46038

TitleA criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
Other titlesCreation and Management of Pupil Enterprises: Opinions of Participating Students and Teachers on the Entrepreneurship in the School Program
Creación y gestión de microempresas en el salón de clase: Opiniones de estudantes y profesores participantes en el Programa Emprender en la Escuela
Author(s)Imaginário, Susana
Cristo, Eurídice
Jesus, Saul Neves
Morais, Maria de Fátima
KeywordsEducação para o empreendedorismo
Programa de promoção do empreendedorismo
Gestão de miniempresas na sala de aula
Estudantes e professores do ensino básico e secundário
entrepreneurship education
program to promote entrepreneurship
pupil enterprises management
primary and secondary's education students and teachers
Issue date2017
PublisherUniversidad del Rosario
JournalAvances en Psicología Latinoamericana
CitationImaginário, S., Cristo, E., Neves de Jesus, S., & Morais, F. (2017). A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 23-42. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710
Abstract(s)O Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46038
DOI10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710
ISSN1794-4724
e-ISSN2145-4515
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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