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TítuloFormação e desenvolvimento de competências profissionais para o trabalho em lar de idosos
Outro(s) título(s)Training and development of professional skills for work in home for the elderly
Autor(es)Silva, Jorge Manuel Vilas Boas da
Orientador(es)Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barros
Palavras-chaveFormação
Formação em contexto de trabalho
Competências
Competências transversais
Ajudantes de lar de idosos
Training
Work-related training
Skills
Transversal competencies
Nursing home helpers
Data3-Mai-2017
Resumo(s)O estudo apresentado neste relatório de estágio inscreve-se no âmbito do Mestrado em Educação - Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos e foi desenvolvido no Departamento de Recursos Humanos, Formação e Qualidade de uma Santa Casa da Misericórdia do norte de Portugal. O trabalho desenvolvido procura problematizar o contributo da formação promovida pela instituição, bem como o contexto de trabalho no desenvolvimento de conhecimentos e de competências das ajudantes de lar. A investigação foi orientada por duas questões de partida: A formação desenvolvida pela Instituição orienta-se para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para o exercício profissional? e que outros processos/modalidades de formação concorrem para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para o exercício profissional? Procurámos compreender como os responsáveis pela gestão da formação e pela gestão de recursos humanos de uma IPSS organizam, desenvolvem e avaliam a formação que levam a cabo, e que sentidos lhes atribui e identificar as perceções que as ajudantes de lar têm da formação promovida na instituição. O método de investigação adotado foi o Estudo de Caso. A investigação assume uma base de cariz qualitativo, na medida em que se optou por selecionar, como técnicas de recolha de dados, a análise documental, a observação não participante, a entrevista semiestruturada e o focus group. Todavia recorremos, igualmente, a uma técnica que se inscreve ao paradigma quantitativo, através da criação e aplicação de um inquérito por questionário, e da respetiva análise estatística. Os resultados obtidos apontam que os conteúdos das ações de formação frequentadas pelas ajudantes de lar são orientados para as suas funções, e que, de uma forma global, estas se mostram satisfeitas por as frequentarem e identificam conteúdos e competências adquiridas que integram nas suas práticas profissionais. Os dados revelam ainda que aquelas trabalhadoras valorizam aprendizagens desenvolvidas no exercício das suas funções.
The study presented in this internship report is part of the Master in Education - Specialization in Training, Work and Human Resources and was developed in the Department of Human Resources, Training and Quality of a Santa Casa da Misericórdia in northern Portugal. The work developed seeks to problematize the contribution of the training promoted by the institution, as well as the work context in the development of knowledge and skills of home helpers. The research was guided by two starting points: Is the training developed by the institution oriented towards the development of knowledge and skills for professional practice? And what other processes/training modalities contribute to the development of knowledge and skills for professional practice? We searched to understand how those responsible for the management of human resources training and management of an IPSS organize, develop and evaluate the training they carry out, and what meanings they attribute to them and to identify the perceptions that home helpers have of the training promoted in the institution. The research method adopted was the Case Study. The research assumes a qualitative basis, in that it was chosen to select, as data collection techniques, the documentary analysis, the non-participant observation, the semi-structured interview and the focus group. However, we also use a technique that is part of the quantitative paradigm, through the creation and application of a questionnaire survey, and its statistical analysis. The results obtained indicate that the contents of the training activities attended by the home helpers are oriented to their functions and that, in a global way, they are satisfied because they attend and identify contents and acquired skills that they integrate in their professional practices. The data also reveal that those workers value learning developed in the exercise of their functions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45988
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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