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TítuloAvaliação do impacto das degradações no ruído pneu-pavimento
Autor(es)Oliveira, A.
Freitas, Elisabete F.
Martins, Francisco F.
Torres, H.
Palavras-chaveRuído pneu-pavimento
CPX
Degradações
LAeq
Data mining
DataFev-2017
EditoraInstitute for Research and Technological Development in Construction Sciences (ITECONS)
CitaçãoOliveira A., Freitas E. F., Martins F. F., Torres H. Avaliação do impacto das degradações no ruído pneu-pavimento, Acustica2017 - Simpósio de acústica e Vibrações, 2017
Resumo(s)O ruído pneu-pavimento é a principal fonte de ruído nos veículos a velocidades superiores a 40 km/h, sendo de forma indireta um grande contribuinte para o ruído ambiental. Como as degradações existentes na superfície dos pavimentos provocam alterações nas suas características, torna-se importante o estudo da influência destas no ruído pneu-pavimento. Assim, neste estudo, recorrendo ao método da proximidade imediata (CPX) e a uma técnica de Data Mining, designada de Máquinas de Vetores de Suporte, para a modelação do ruído, avaliou-se a importância de degradações tais como o fendilhamento, a pele de corocodilo e a desagregação na geração do ruído pneu-pavimento. Confirmou-se assim que as patologias têm uma contribuição relevante para o ruído pneu-pavimento, o que justifica ter em conta o estado de degradação do pavimento quando se pretende estimar os níveis de ruído pneu-pavimento.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45965
Versão da editorahttp://www.acustica2017.uc.pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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