Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45695

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.contributor.authorAbreu, Vanessa Raquel Marquespor
dc.date.accessioned2017-05-23T13:20:25Z-
dc.date.available2017-05-23T13:20:25Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.date.submitted2017-10-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45695-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)por
dc.description.abstractA investigação/intervenção realizada decorreu numa Junta de Freguesia do concelho de Guimarães, distrito de Braga. A finalidade da investigação/intervenção incidiu na promoção da qualidade de vida e do envelhecimento ativo, de um grupo constituído por elementos do sexo feminino e masculino, com idades acima dos cinquenta e cinco anos, pertencentes à população da freguesia. O projeto “Reavivando espaços e indivíduos no processo de envelhecimento ativo” surgiu com o intuito do grupo encarar a reforma como uma fase de oportunidade de uma educação ao longo da vida, ocupando o seu tempo livre com atividades que lhes proporcionem prazer e ânimo pela vida. O projeto teve como base de orientação metodológica o paradigma qualitativo, mais concretamente o paradigma interpretativo-hermenêutico, orientando-nos pela metodologia de investigação-ação participativa, enquanto metodologia que promove a motivação e a participação. Para atingir a finalidade proposta, criaram-se cinco Oficinas, a Oficina de Informática, Oficina Saber Mais, Oficina das Sessões de Cinema, Oficina das Datas Festivas e Oficina das Saídas, nas quais se realizaram várias atividades, de acordo com as necessidades, interesses e expectativas do público-alvo. No final do projeto concluímos que, de um modo geral, todos os utentes que integravam o grupo participaram ativamente em todas as atividades, sentindo-se envolvidos e satisfeitos com as mesmas. Através dos resultados obtidos da análise do questionário aplicado aos elementos no final do projeto constatamos que as aprendizagens e competências adquiridas foram bastante significativas, promovendo momentos de alegria, convívio e lazer. Assim, pudemos concluir que alcançamos a finalidade do projeto.por
dc.description.abstractThe investigation/intervention took place in a Junta de Freguesia of the county of Guimarães, in the district of Braga. Its purpose was focused to improve the quality of life and active aging of a group of individuals of both genders, with ages above 55 years, who belong to the parish’s population. The Project “Renewing spaces and individuals in the active aging process” emerged with the intention of making the group face retirement as an opportunity of an education through life, filling their free time with activities which provide them with joy of living. The project’s methodological orientation basis was the qualitative paradigm, more specifically the interpretive-hermeneutic paradigm, guiding us through the methodology of investigation-participatory action, as a methodology that promotes motivation and participation. To achieve the proposed goal, were created five workshops, the Computing Workshop, the Know-More Workshop, the Movie Sessions Workshop, the Festive Day Workshop and the Tours Workshop, in which several activities were accomplished, according to the needs, interests and expectations of the target audience. At the end of the Project, we concluded that, in general, all the individuals participated actively in all the activities, feeling involved and satisfied with them. Analyzing the quiz the individuals answered at the end of the Project, we concluded that the learning and skills acquired were quite significant, promoting moments of joy and leisure. Thus, we can say that we achieved the goal of this Project.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectEducação ao longo da vidapor
dc.subjectInvestigação-ação participativapor
dc.subjectActive agingpor
dc.subjectQuality of lifepor
dc.subjectLonglife learningpor
dc.subjectInvestigation-participatory actionpor
dc.titleReavivando espaços e indivíduos no processo de envelhecimento ativopor
dc.title.alternativeRenewing spaces and individuals in the active aging processpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201684500por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Raquel Marques Abreu.pdfRelatório de Estágio1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID