Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45692

TítuloAtividades Laboratoriais com recurso a materiais de baixo custo: um estudo sobre conceções e práticas de professores timorenses de Ciências Físico-Naturais
Outro(s) título(s)Laboratory activities with simple materials: a study on physic-natural sciences timorese teachers’ conceptions and practices
Autor(es)Machado, Cátia Sofia da Silva
Orientador(es)Leite, Laurinda
Palavras-chaveAtividades laboratoriais
Materiais de baixo custo
Professores timorenses
Educação em ciências
Laboratory activities
Simple materials
Timorese teachers
Science education
Data2-Abr-2017
Resumo(s)As atividades laboratoriais (AL) apresentam-se como um recurso didático fundamental no ensino e na aprendizagem das ciências. No entanto, o sucesso educativo das AL depende da forma como os professores as põem em prática, sendo esta influenciada pelas conceções que perfilham sobre as AL e pelas condições que possuem para o desenvolvimento das mesmas. A falta de condições nas escolas é frequentemente usada como justificação para não realizar AL. Contudo, os materiais convencionais de laboratório podem frequentemente ser substituídos por materiais alternativos, de baixo custo ou simples. O objetivo geral desta investigação é caraterizar as conceções e representações das práticas de professores timorenses de Ciências Físico-Naturais (CFN) sobre a utilização de AL, designadamente com recurso a materiais de baixo custo. Para alcançar este objetivo, foi aplicada uma entrevista semi-dirigida aos 26 professores timorenses de CFN pertencentes ao distrito de Manufahi, os quais não possuíam, nas escolas onde lecionavam, condições mínimas para realizarem AL convencionais nas suas aulas. Constatou-se que nem todos os professores conheciam a problemática das AL com recurso a materiais de baixo custo. Os professores consideraram essas AL relevantes no ensino das ciências, pois, por vezes, são o meio de tornar possível a componente laboratorial. Contudo, consideram que elas apresentam algumas desvantagens no desenvolvimento de aprendizagens e competências científicas. As conceções e representações de práticas dos professores relativamente à utilização das AL com recurso a materiais de baixo custo estão muito dependentes do seu contexto de trabalho, sendo que as AL que dizem usar visam a verificação e a comprovação de teorias. Os professores descreveram AL enquadradas em diversos conteúdos programáticos de CFN, que incluíam materiais simples, de diversas origens, e que eram fechadas, exigindo reduzido envolvimento dos alunos. Os professores reconheceram a importância de obterem formação sobre a utilização de AL, convencionais e não convencionais. Na verdade, esta seria importante pois contribuiria para o desenvolvimento profissional dos professores e para a inovação didática num domínio que é relevante para a aprendizagem das ciências.
Laboratory Activities (LA) are teaching resources that can play a key role in science teaching and learning. The educational value of LA depends on the way teachers put them into practice. The conceptions that teachers hold on LA as well as the material conditions that they can count on to put them into practice exert a meaningful influence on teachers’ practices regarding LA. Teachers often use the argument that their schools do not have enough conditions to using LA in their classes and they act accordingly. However, the so-called simple or cheap materials can easily replace conventional lab materials. Thus, this research aims at characterizing physic-natural sciences Timorese teachers’ conceptions and practices regarding the use of LA, namely those that are based on simple materials. To attain this objective, a semi-structured interview was conducted with 26 physic-natural sciences Timorese teachers, from the Manufahi district. The schools where they were teaching at had not the minimum required conditions for these teachers to carry out conventional LA in their classes. Results suggest that a few teachers were not acquainted with the issues of LA based on simple materials. Teachers stated that these activities are relevant for science teaching purposes, as sometimes they are the only way to make the laboratory component to happen in a classroom. However, they also stated that this type of LA may show some disadvantages when science concept learning and the development of scientific competences are at stake. Teachers’ conceptions and representations of practice regarding LA with simple materials seem to match teachers’ work context characteristics, with theory verification and confirmation types of activities being the most used. When asked to describe a LA that they were used to put into practice in their classes, teachers described activities that relate to all the syllabus contents, include simple materials and have different origins but that seem to put a low cognitive demand on the students. Besides, teachers acknowledged the importance of engaging into training courses on conventional and simple materials LA. In fact, teacher training would be important, as it would give a meaningful contribution to teachers’ professional development and would promote educational innovation on an issue that is relevant for improving science learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45692
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Sofia da Silva Machado.pdf5,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID