Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45512

TítuloFormação e investigação em administração educacional em Portugal
Outro(s) título(s)Training and research into educational management in Portugal
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Lima, Licínio C.
Palavras-chaveAdministração educacional
Escola como organização educativa
Abordagens analíticas e interpretativas
Meta-investigação
Educational management
School as an educational organization
Normative and prescriptive perspectives
Analytical and interpretative approaches
Meta-research
Data2017
EditoraUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
RevistaRevista Espaço do Currículo
CitaçãoTorres, L. L. & Lima, L. C. (2017). Formação e investigação em Administração Educacional em Portugal. Espaço do Currículo, Vol. 10, nº 1, pp. 29-48.
Resumo(s)A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência no método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional.
Educational management is an expanding scientific field that has been attracting ever more social and political visibility and it has been the object of a considerable amount of research. In the Portuguese context, over the past two decades there has been a sharp movement to create post-graduate courses, increase individual and collective research and the number of scientific publications. The growing centrality assumed by the sociological approaches of educational organisations, associated with a vast collection of scientific research and publications, promoted a meta-analysis of a considerable amount of work produced in this area. For this analysis we selected 92 dissertations all presented within the context of the pioneering Masters course, and the oldest course in the country on educational management - Masters in Education Sciences, specialising in Educational Management, offered by the University of Minho. Of the main trends identified, the most important were: i) synchronization between the political agenda, professional experience and the interests of research; ii) use of a certain theoretical pluralism, mobilizing two or more models of organizational analysis; iii) the use of a largely qualitative methodology, tending towards the case study method; iv) mobilizing a meso-approach to school organization, seeking to coordinate micro and macro analytical levels. On a more substantive plan, this study has contributed to discussions on some dilemmas and agendas that, in our opinion, are involved in constructing the object of educational management.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45512
DOI10.15687/rec.v10i1.33183
ISSN1983-1579
Versão da editorahttp://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/33183
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FORMACAO E INVESTIGACAO EM ADMINISTRACAO EDUCACIONAL EM PORTUGAL.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID