Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45512

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dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.authorLima, Licínio C.por
dc.date.accessioned2017-05-05T08:47:28Z-
dc.date.available2017-05-05T08:47:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-03-07-
dc.identifier.citationTorres, L. L. & Lima, L. C. (2017). Formação e investigação em Administração Educacional em Portugal. Espaço do Currículo, Vol. 10, nº 1, pp. 29-48.por
dc.identifier.issn1983-1579-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45512-
dc.description.abstractA administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência no método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional.por
dc.description.abstractEducational management is an expanding scientific field that has been attracting ever more social and political visibility and it has been the object of a considerable amount of research. In the Portuguese context, over the past two decades there has been a sharp movement to create post-graduate courses, increase individual and collective research and the number of scientific publications. The growing centrality assumed by the sociological approaches of educational organisations, associated with a vast collection of scientific research and publications, promoted a meta-analysis of a considerable amount of work produced in this area. For this analysis we selected 92 dissertations all presented within the context of the pioneering Masters course, and the oldest course in the country on educational management - Masters in Education Sciences, specialising in Educational Management, offered by the University of Minho. Of the main trends identified, the most important were: i) synchronization between the political agenda, professional experience and the interests of research; ii) use of a certain theoretical pluralism, mobilizing two or more models of organizational analysis; iii) the use of a largely qualitative methodology, tending towards the case study method; iv) mobilizing a meso-approach to school organization, seeking to coordinate micro and macro analytical levels. On a more substantive plan, this study has contributed to discussions on some dilemmas and agendas that, in our opinion, are involved in constructing the object of educational management.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAdministração educacionalpor
dc.subjectEscola como organização educativapor
dc.subjectAbordagens analíticas e interpretativaspor
dc.subjectMeta-investigaçãopor
dc.subjectEducational managementpor
dc.subjectSchool as an educational organizationpor
dc.subjectNormative and prescriptive perspectivespor
dc.subjectAnalytical and interpretative approachespor
dc.subjectMeta-researchpor
dc.titleFormação e investigação em administração educacional em Portugalpor
dc.title.alternativeTraining and research into educational management in Portugalpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/33183por
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage48por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista Espaço do Currículopor
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.doi10.15687/rec.v10i1.33183por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Espaço do Currículopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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