Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45497

TítuloFilosofia, ética e multiculturalismo que relação?
Outro(s) título(s)Philosophy, ethics and multiculturalism what is the connection?
Autor(es)Oliveira, Inês Marília Magalhães
Orientador(es)Manso, Artur
Palavras-chaveEnsino
Educação
Filosofia
Ética
Multiculturalismo
Teaching
Education
Philosophy
Ethics
Multiculturalism
Data12-Dez-2016
Resumo(s)O presente trabalho, intitulado Filosofia, Ética e Multiculturalismo que relação? é o relatório de estágio profissional realizado nas turmas 10º1 e 10º2 do Externato de Vila Meã, durante o ano letivo 2014-2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Com ele pretendo, como indica o título, apresentar a relação entre Filosofia, Ética e Multiculturalismo, despertando nos alunos a curiosidade e o interesse pelos conteúdos da filosofia, ajudando a promover uma sensibilidade crítica e reflexiva. Estando a filosofia intimamente ligada aos problemas éticos, que por sua vez refletem a relação do eu com o outro, as aulas lecionadas foram dirigidas de modo a estimular a consciência filosófica nos estudantes, sensibilizando-os para os problemas do mundo contemporâneo e para a “utilidade” da filosofia. O relatório divide-se em quatro capítulos: o primeiro apresenta o projeto e caracteriza a escola e as turmas onde decorreu o estágio profissional; o segundo dedica-se ao desenvolvimento do tema em concreto, nomeadamente à fundamentação da tese a defender; no terceiro expõe-se a parte prática do projeto, onde se apresenta a estrutura das aulas lecionadas, as estratégias e materiais utilizados; finalmente, no quarto capítulo, faz-se a avaliação de todo o trabalho. Fazem ainda parte do relatório, uma introdução, conclusão, bibliografia e apartado de anexos.
This study, entitled Philosophy, Ethics and Multiculturalism what is the connection? is the professional internship report which was developed in the Externato de Vila Meã classes 10th 1 and 10th 2, during the school year 2014-2015, within the Master in Philosophy Teaching in Secondary Education. With it I intend, as indicated by the title, to present the connection between Philosophy, Ethics and Multiculturalism, awakening in the students their curiosity and interest in the philosophy contents, helping to promote a critical and reflexive sensibility. Being philosophy closely linked to ethical problems, which in turn reflect the relationship between the self and the other, the lessons taught were planned to stimulate the philosophical awareness in students, sensitizing them to the problems of the contemporary world and the "utility" of philosophy. This report is divided into four chapters: the first presents the project and characterizes the school and the classes in which the professional internship was developed; the second is dedicated to the development of the theme in concrete, namely the reasoning of the thesis to defend; the third exposes the practical part of the project, in which the planning of the lessons taught, the strategies and materials used are presented; finally, the fourth chapter consists on an evaluation of all the work. Also as part of this report, there is an introduction, a conclusion, a bibliography and attachments.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45497
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ines Marilia Magalhaes Oliveira.pdfRelatório de Estágio3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID