Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45485

TítuloO desenvolvimento de competências orais na aula de língua estrangeira
Outro(s) título(s)Developing oral competences in the foreign language classroom
Autor(es)Magalhães, Sandrine Jesus Freitas
Orientador(es)Vieira, Flávia
Cea Álvarez, Ana María
Palavras-chaveCompetências orais
Sala de aula
Alunos
Oral skills
Classroom
Students
Data9-Dez-2016
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e relata um projeto desenvolvido em 2014/15 numa turma de Inglês e outra de Espanhol, ambas do 7º ano de escolaridade, numa Escola Básica do distrito de Braga. O projeto centrou-se no desenvolvimento de competências orais na aprendizagem da LE e teve os seguintes objetivos: 1) Aferir perceções dos alunos sobre preferências, estratégias e dificuldades relativas ao uso oral da LE; 2) Verificar dificuldades e progressos dos alunos no uso oral da LE (compreensão, expressão e interação); 3) Promover o desenvolvimento de competências orais em LE, através de atividades didáticas motivadoras e facilitadoras; 4) Promover o desenvolvimento da capacidade de autorregulação do desempenho oral em LE; 5) Avaliar potencialidades e limitações do projeto de intervenção. Para dar cumprimento aos objetivos delineados, foram desenvolvidas estratégias de promoção da comunicação oral e de autorregulação das aprendizagens, tendo-se utilizado instrumentos de recolha de informação relativamente à perceção dos alunos acerca das atividades desenvolvidas e das suas competências e dificuldades na oralidade. Os resultados obtidos indicam que os alunos se empenharam nas tarefas propostas, havendo uma evolução significativa dos alunos de ambas as turmas no que respeita ao uso da LE na sala de aula.
This report results from a project developed in the practicum of the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, which was carried out in 2014/15, in an English class and a Spanish class of 7th grade students, in a school of the district of Braga. The project focused on the development of oral skills in FL learning and had the following objectives: 1) To assess students' perceptions preferences, strategies and difficulties related to the oral use of a FL; 2) To check students’ difficulties and progress in the oral use of the FL (comprehension, expression and interaction); 3) To promote the development of oral skills in FL through motivating and facilitating learning activities; 4) To promote the development of self-regulation of oral performance in the FL; 5) To evaluate the potential value and limitations of the intervention project. In order to accomplish the outlined objectives, intervention strategies were designed to encourage oral communication and to promote self-regulation, and data collection was based on instruments with a focus on students’ perceptions regarding their own oral competences and difficulties. The results indicate that students engaged in the proposed tasks and there was a significant evolution of the students from both classes as regards the use of the FL in the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45485
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandrine Jesus Freitas Magalhães.pdf6,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID