Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45485
Título: | O desenvolvimento de competências orais na aula de língua estrangeira |
Outro(s) título(s): | Developing oral competences in the foreign language classroom |
Autor(es): | Magalhães, Sandrine Jesus Freitas |
Orientador(es): | Vieira, Flávia Cea Álvarez, Ana María |
Palavras-chave: | Competências orais Sala de aula Alunos Oral skills Classroom Students |
Data: | 9-Dez-2016 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em
Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e relata um
projeto desenvolvido em 2014/15 numa turma de Inglês e outra de Espanhol, ambas do 7º ano
de escolaridade, numa Escola Básica do distrito de Braga. O projeto centrou-se no
desenvolvimento de competências orais na aprendizagem da LE e teve os seguintes objetivos: 1)
Aferir perceções dos alunos sobre preferências, estratégias e dificuldades relativas ao uso oral da
LE; 2) Verificar dificuldades e progressos dos alunos no uso oral da LE (compreensão, expressão
e interação); 3) Promover o desenvolvimento de competências orais em LE, através de atividades
didáticas motivadoras e facilitadoras; 4) Promover o desenvolvimento da capacidade de
autorregulação do desempenho oral em LE; 5) Avaliar potencialidades e limitações do projeto de
intervenção. Para dar cumprimento aos objetivos delineados, foram desenvolvidas estratégias de
promoção da comunicação oral e de autorregulação das aprendizagens, tendo-se utilizado
instrumentos de recolha de informação relativamente à perceção dos alunos acerca das
atividades desenvolvidas e das suas competências e dificuldades na oralidade. Os resultados
obtidos indicam que os alunos se empenharam nas tarefas propostas, havendo uma evolução
significativa dos alunos de ambas as turmas no que respeita ao uso da LE na sala de aula. This report results from a project developed in the practicum of the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, which was carried out in 2014/15, in an English class and a Spanish class of 7th grade students, in a school of the district of Braga. The project focused on the development of oral skills in FL learning and had the following objectives: 1) To assess students' perceptions preferences, strategies and difficulties related to the oral use of a FL; 2) To check students’ difficulties and progress in the oral use of the FL (comprehension, expression and interaction); 3) To promote the development of oral skills in FL through motivating and facilitating learning activities; 4) To promote the development of self-regulation of oral performance in the FL; 5) To evaluate the potential value and limitations of the intervention project. In order to accomplish the outlined objectives, intervention strategies were designed to encourage oral communication and to promote self-regulation, and data collection was based on instruments with a focus on students’ perceptions regarding their own oral competences and difficulties. The results indicate that students engaged in the proposed tasks and there was a significant evolution of the students from both classes as regards the use of the FL in the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45485 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandrine Jesus Freitas Magalhães.pdf | 6,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |