Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45344

TítuloDesempenho motor e sua relação com o bullying escolar em crianças em contexto de alta vulnerabilidade social
Outro(s) título(s)Motor performance and its relationship to school bullying of children in a high social vulnerability context
Autor(es)Zequinão, Marcela Almeida
Medeiros, Pâmella de
Wittkopf, Priscilla Geraldine
Pereira, Beatriz Oliveira
Cardoso, Fernando Luiz
Palavras-chaveVulnerabilidade social
Bullying
Habilidade motora
Social vulnerability
Motor skill
Data2016
EditoraUniversidade Católica de Brasília
RevistaRevista Brasileira de Ciência e Movimento
Resumo(s)O sucesso nas atividades físicas e o envolvimento em esportes em idade escolar são responsáveis pelo aumento da popularidade. No entanto, o contrário também é verdadeiro, sendo que crianças com menores níveis habilidades motoras tendem a ter menos amigos, são rejeitadas pelos pares, são menos convidadas para brincar e participar de jogos, além de serem mais propensas a sofrerem de depressão e serem intimidados na escola Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o desempenho motor e os papéis de participação no bullying escolar de crianças em situação de alta vulnerabilidade social da grande Florianópolis - SC. Participaram 126 crianças, com idades entre 8 e 10 anos (X=9,38, SD=, sendo 57 meninos e 69 meninas. Para avaliar o desempenho motor, utilizou-se o Test of Gross Dvelopment - TGMD-2. Para descrever os papéis no bullying escolar segundo a auto percepção dos participantes, utilizou-se o Questionário de Olweus, já para a percepção dos colegas, utilizou-se a Escala Sócio Métrica. Não foi encontrada relação entre o desempenho motor e o envolvimento no bullying escolar, tanto nos papéis assumidos pela auto percepção dos participantes, quanto pela indicação dos colegas. Acredita-se que o baixo desempenho motor por parte da maioria dos participantes deste estudo fez com que os alunos não se diferenciassem entre os papéis de participação no bullying, tornando-se um grupo homogêneo no que tange a variável desempenho motor. Diante disso, sugere-se que novos estudos sejam conduzidos para verificar se os fatores de risco presentes em comunidades de alta vulnerabilidade social podem contribuir, de fato, para um pior desempenho motor, tornando-as ainda mais importantes para a compreensão do bullying escolar. Palavras-chaves: Vulnerabilidade social; Bullying;
Success in physical activities and involvement in sports during school are responsible for raising the popularity of the child. However, the opposite is also true, and children with lower levels of motor skills tend to have fewer friends, be rejected by peers, are less invited to play games and are more likely to suffer from depression and to be bullied in school. Thus, the aim of this study was to determine whether there is a relationship between the motor performance and the roles of participation in school bullying of children in a context of high social vulnerability situation from Florianopolis – SC. 126 children, aged 8 and 10 years (X = 9.38, SD =, 57 boys and 69 girls) participated in the study. To evaluate the motor performance, we used the Test of Gross development - TGMD-2. To describe the roles in school bullying according to the participant’s perception we used the Olweus questionnaire, and to assess the perception of the colleagues we used the Social Metric Scale. No relationship was found between the motor performance and involvement in school bullying, for both the roles played by the participant’s perception, and by the indication of the colleagues. It is supposed that the low motor performance of the majority of study participants did not create a difference between the roles of participation in school bullying, turning it a homogeneous group regarding the motor performance. Therefore, it is suggested that further studies should be conducted to verify if existing risk factors in highly vulnerable communities can contribute to a worse performance, making it even more important for the understanding of school bullying.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45344
DOI10.18511/0103-1716
ISSN0103-1716
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Zequinao-Relacao com o Bullying Escolar (2016).pdf419,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID