Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45306

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Maria Fernanda dos Santospor
dc.contributor.authorQueirós, Orlando Arlindo da Motapor
dc.date.accessioned2017-04-12T10:04:43Z-
dc.date.issued2016-12-11-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45306-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractEste estudo procura problematizar o contributo da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, proporcionando um caminho para a atividade individual e coletiva no desenvolvimento do trabalho docente pelo seu contributo para a mudança das práticas na Escola e implementação de novas metodologias na sala de aula. Tem como intervenientes a Comunidade Educativa de um Agrupamento de Escolas. Esta investigação, cujo problema de estudo se especificou anteriormente, enquadra-se dentro da abordagem metodológica que genericamente se pode denominar de investigação qualitativa, descrevendo os factos evidenciados ao longo do estudo. Optámos pelo estudo de caso como estratégia metodológica abrangente, por julgarmos que essa estratégia é o melhor meio de dar resposta ao tema e questões que se nos colocam. Os dados recolhidos foram de natureza qualitativa e quantitativa, com predomínio dos primeiros. De acordo com os dados obtidos às questões orientadoras do nosso estudo, verificamos algumas transformações de práticas educativas nas aulas em função do impacto da formação, onde se sugere uma maior interligação entre a teoria e a prática e promoção do trabalho colaborativo, invocando-se dinâmicas de gestão de sala de aula para responder às diversas situações que se desenvolvem. Para a criação de novas realidades é preciso despertar as consciências, lançando as sementes e dando o primeiro passo, neste caso, em direção a uma nova configuração da formação contínua indutora do desenvolvimento profissional docente. As comunidades de aprendizagem são hoje espaços centrais nos processos de legitimação e verificação da qualidade da informação promovendo a discussão de um novo saber. Necessitamos de enveredar por novas formas de organização do trabalho e por uma reinvenção da cultura profissional, que possam potenciar a inovação, fomentar a formação e desenvolvimento profissional docente.por
dc.description.abstractThis study aims to discuss the contribution of continuing education for personal and professional development of teachers, providing a path to individual activity and collective development of teaching for their contribution to the changing practices in the school and implementation of new methodologies in the room class. Its actors the Educational Community of Schools Group. This research, whose study of problem previously specified, falls within the methodological approach that generally can be called qualitative research, describing the facts evidenced throughout the study. We have chosen the case study as comprehensive methodological strategy, because we believe that this strategy is the best way to address the topic and issues facing us. The data collected were qualitative and quantitative, with a predominance of the first. According to the data obtained from the guiding issues of our study, we observed some changes in educational practices in the classroom due to the impact of the training, which is suggested greater interconnection between theory and practice and promote collaborative work, invoking dynamic classroom management to respond to various situations that develop. To create new realities is necessary to awaken consciences, sowing the seeds and taking the first step in this case towards a new configuration of inducing further training of teacher professional development. Learning communities are now central spaces in the legitimation processes and verify the quality of information and promoting discussion of new knowledge. We need to engage in new forms of work organization and a reinvention of professional culture that can foster innovation, promote teacher training and professional development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleFormação contínua de professores e transformação de práticas no desenvolvimento do trabalho docentepor
dc.title.alternativeContinuing education teachers and practices in transformation teaching job developmentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201515555por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Orlando Arlindo da Mota Queirós.pdf
Acesso restrito!
5,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID