Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45303

TítuloPráticas da formação, clima e cultura organizacional: estudo de caso numa organização empresarial
Outro(s) título(s)Formation practices, atmosphere and organizational culture: case of study in a business organization
Autor(es)Ribeiro, Juliana Filipa Santos
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveFormação
Clima
Cultura
Organização
Formation
Atmosphere
Culture
Organization
Data14-Nov-2016
Resumo(s)O presente estudo visou analisar e compreender o impacto da formação em contexto organizacional, tendo por base o clima e a cultura da instituição, bem como os atores sociais que nela estão envolvidos. Embora se privilegie a análise da influência das práticas formativas sobre a cultura e o clima da organização, procurou-se, sempre que possível, abordar o percurso inverso, no sentido de captar as articulações entre as duas problemáticas. Além disso, também foi objetivo avaliar a necessidade de criação de um Knowledge Center. Assim, tendo como referência os objetivos gerais, adotamos uma abordagem qualitativa, apesar de nos socorrermos de uma técnica de índole quantitativa, sendo que o objetivo foi obter respostas da forma como cada sujeito perspetiva a realidade. Seguimos a metodologia de Richardson (1989), cujo primeiro passo é escolher as variáveis mais importantes e que consigam dar resposta aos objetivos mais complexos de um estudo. O estudo realizou-se numa organização empresarial, nomeadamente a Eurico Ferreira, na qual foram distribuídos, aleatoriamente, 210 questionários a colaboradores de diferentes departamentos, tendo-se obtido 93 respostas (44%). Além do questionário, este estudo foi complementado com duas outras técnicas: a análise documental e a observação. Foi possível constatar que a cultura predominante na Eurico Ferreira é a cultura integradora que se centra na partilha de saberes e conhecimentos, tendo-se concluído que a formação contribui para adquirir uma maior consciência sobre a estratégia da organização, refletindo-se no posto de trabalho de cada indivíduo. Por fim, verificou-se ser de extrema relevância a adequação dos procedimentos formativos à organização, de forma a que tenham um impacto positivo no clima e na cultura da mesma.
The aim of the current study is to analyse and perceive the impact of formation in the organizational context, based in atmosphere and culture of the chosen organization and its social actors. Although we privilege the influence of formative practices on organization culture and atmosphere, it is also possible to do the opposite in order to relate both issues. Besides, another goal was to evaluate the need of creation of the Knowledge Center. According to our global objectives, we assumed a qualitative approach, although using a quantitative technique, in which the objective is to get the answers about people’s reality perspectives. We follow Richardson’s methodology (1989) who’s says that the first step is to choose the most important variables, which can give an answer to most complex goals of a study. This study was conducted in an business organization called Eurico Ferreira, in which we randomly distributed 210 questionnaires applied to different departments workers. We obtained 93 answers (44%). Besides the questionnaire, this study used two other techniques: documental analysis and observation. We observed that the prevailing culture was the integrative culture that consists of sharing knowledge. Besides, we concluded that the formation contributes to get more consciousness about company’s strategy which reflects in each persons’ workstation. Finally, it was found that it is very important to adequate the formation procedures to the organization, so that it can have a positive impact on the atmosphere and culture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45303
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Juliana Ribeiro.pdf3,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID