Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45272
Título: | A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra |
Outro(s) título(s): | Life in post-war: the path taken: project of social educational intervention on war veterans |
Autor(es): | Simões, Chisoka Paulo Alicerces |
Orientador(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educação de adultos Veteranos de guerra Intervenção comunitária Adult education War veterans Community intervention |
Data: | 13-Fev-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio surge através da intervenção realizada numa associação
de veteranos de guerra, no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização de
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária.
O projeto de estágio intitulado “A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de
intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra”, teve como público-alvo
indivíduos ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa, que decorreu entre as décadas de 60
e 70 do século XX, guiou-se pelos seguintes objetivos gerais: Promover a aprendizagem e
educação ao longo da vida; Desenvolver a autoestima e o autoconceito; Estimular uma
participação cidadã na sociedade; Desenvolver competências tecnológicas.
A Educação de Adultos e a Intervenção Comunitária, aliadas, permitem através das suas
técnicas e métodos específicos, de um modo exímio, fazer face as necessidades e interesses
mais assentes na cultura contemporânea, sendo esta urgência transversal e aplicável a
diferentes faixas etárias e reconhecida em diferentes públicos-alvo, advindos de diferentes
percursos e contextos sociodemográficos.
Deste modo, o trabalho desenvolvido junto de Ex-combatentes, idosos, considera-se
como sendo um elemento promotor de empowerment e de autoconsciência. This present internship’ report appears throughout an intervention taken out at a war veterans’ association, in the scope of the Master in Education, specialization area of Adult Education and Community Intervention. The internship’s project was entitled of “Life in Post-war. The Path Taken: Project of social educational intervention on War Veterans” and had as target Portuguese Colonial War excombatants, which was taken part between the decades of 60 and 70 of XX century. The project was lead by the following main goals: Promote lifelong learning and education; Develop selfesteem and self-concept; encourage a citizen participation on society; Develop technological skills. Adult Education and the Community Intervention, brought together allow throughout their specifics technics and methods, in a particular way, face the needs and interests based on a contemporary culture, being this a transversal urgency and applicable in different groups ages and recognized in multiples target groups, coming from different roots and social demographical contexts. In this way, developed work among ex-combatants, elderly people, it’s considered to be an enabler of empowerment and self-consciousness. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45272 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chisoka Paulo Alicerces Simoes.pdf | Relatório de Estágio | 9,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |