Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45233

TítuloAs visitas de estudo e aprendizagem das ciências: uma abordagem em estudo do meio e ciências naturais
Outro(s) título(s)School visits and learning of science: an intervention in study of medium and natural sciences
Autor(es)Pereira, Ana Teresa Campos
Orientador(es)Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveEstudo do meio
Ciências naturais
Visitas de estudo
Study of medium
Natural sciences
School vsits
Data14-Fev-2017
Resumo(s)Vários investigadores referem a importância das visitas de estudo para a aprendizagem das ciências, pois estas contribuem para a aprendizagem a nível cognitivo social e psicomotor. De modo a serem eficazes, as visitas de estudo devem contemplar, entre outros aspetos, três momentos antes, durante e após a visita de estudo; e ser integradas numa sequência didática relacionada com os assuntos do programa, atender às agendas dos alunos para a visita de estudo e permitir uma exploração autónoma dos recursos. O presente relatório de estágio, inserido na unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, relata uma intervenção pedagógica com alunos do 4º ano e do 6º ano do Ensino Básico, na qual se fez uso de visitas de estudo nas disciplinas de Estudo do Meio e Ciências Naturais e avalia o impacto da estratégia na aprendizagem dos alunos. No caso do 1ªCEB, o tema abordado foi a “água” e a visita de estudo realizou-se ao Pavilhão da Água, no Porto. No 2º CEB, o tema abordado foi “as plantas” e a visita realizou-se ao Jardim Botânico, no Porto. Os dados recolhidos a partir das interações verbais dos alunos nas aulas e da análise dos documentos escritos produzidos pelos alunos permite concluir que de um modo geral os alunos de ambos os ciclos gostaram das intervenções, dando destaque à aprendizagem de nível cognitivo aprendidas no contexto da visita de estudo e na sala de aula. Constata-se que os alunos do 2º ciclo se envolvem mais nas tarefas de discussão da aula do que os alunos do 1º ciclo e que o uso de informação recolhida durante a visita foi mais mobilizada pelos alunos do 2º ciclo do que do 1º para a realização da atividade pós visita. Os alunos do 1º ciclo são os que mais mencionam o gosto pela visita de estudo.
Several studies have reported the importance of school visits for learning science due to their contribution to social, psychomotor, and cognitive learning level. In order to be effective, school visits should include, among other things, three moments before, during and after the visit; be integrated in a teaching sequence, be related to the curriculum; meet students’ agenda for the visit; allow an autonomous exploration of the institution. This internship report, developed within the Master in teaching in primary and middle school, reports a pedagogical intervention with students of 4th and 6th grades in the area study of Medium (primary school) and in the subject Natural Sciences (in middle school). It also reports its impact on students’ learning. In the 4th grade, water was the topic covered and the school visit was held at the Water Pavilion, Oporto. In the 5th grade, the theme addressed was "plants" and the visit was held at the Botanic Garden, Oporto. Data was collected from students’ verbal interactions in the classrooms and from their written documents. Results show that students, both grades, were favourable towards the interventions and emphasised learning at cognitive level, some of which occurred during the school visits. 6 grade students became more involved in class discussion than 4th grade students and used more information gathered during the visit to answer to the post-visit tasks. However, 4th grade students were the ones that most enjoyed the visit.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45233
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Teresa Campos Pereira.pdf
Acesso restrito!
1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID