Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45231

TitleAtividades práticas e o desenvolvimento conceptual dos alunos em estudo do meio e ciências naturais
Other titlesPractical work and student’s conceptual development in study of the medium and natural sciences
Author(s)Alves, Elisabete Maria Peixoto
Advisor(s)Afonso, Ana Sofia
KeywordsAtividades práticas
Desenvolver competências científicas
Reconstrução do conhecimento concetual
Practical work
Develop scientific competences
Reconstruct conceptual knowledge
Issue date27-Jan-2017
Abstract(s)São vários os autores que têm vindo a defender a utilização de atividades laboratoriais nas aulas de ciências, por considerarem que a sua inclusão permite que os alunos desenvolvam o gosto pelas ciências, desenvolvam competências e reconstruam o conhecimento concetual. Este relatório relata uma intervenção pedagógica, com alunos do 4º ano e do 5º ano, nas aulas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza, respetivamente. O estudo centra-se no uso de atividades práticas, algumas com recurso ao trabalho laboratorial e avalia o seu impacto em termos de aprendizagem significativa para os alunos. Antes e após a implementação da estratégia de ensino, foi aplicado um questionário a 26 alunos do 4º ano e a 14 alunos do 5º ano. O questionário tinha como intenção analisar a compreensão e os conhecimentos dos alunos do 4º ano sobre a Astronomia e dos alunos do 5º ano sobre animais. De um modo geral, os resultados obtidos indicam que, no 4ºano de escolaridade, nem todas as tarefas de aula parece ter contribuído igualmente para a aprendizagem. As atividades práticas na qual se utilizaram simulações computacionais pouco contribuíram para a evolução concetual dos alunos. Por outro lado, a atividade laboratorial baseada em modelos contribuiu para que os alunos evoluíssem nas suas conceções iniciais. No 5º ano de escolaridade, a atividade de pesquisa em grupo permitiu que os alunos evoluíssem na identificação de animais vertebrados e invertebrados e na identificação do seu revestimento. Para além disso, os alunos revelaram dificuldades na análise dos dados das atividades orientadas para a determinação do que acontece.
Several authors who have been advocating the use of laboratory activities in science classes because they consider that their inclusion allows students to develop an interest in science, to develop competences and reconstruct conceptual knowledge. This report describes an educational intervention with students of 4th grade and the 5th year, in “Study of Medium” and “Natural Sciences”, respectively. The study focuses on the use of practical activities, some of which make use of laboratory work and evaluates its impact in terms of learning. Before and after the teaching intervention, a questionnaire was applied to 26 students of 4th grade and 14 students of the 5th grade. The questionnaire was intended to analyze the knowledge of the students of the 4th grade in astronomy and the knowledge of the 5th grade students on animals. Overall, results show that in the 4th grade not all the teaching tasks contributed equally to learning. The practical activity in which computer simulations were used contributed little to the students ‘conceptual development. On the other hand, the laboratory activity based models contributed to evolution of students’ initial conceptions. In 5th grade, the inquiry activity allowed students to evolve in the subjects: identification of vertebrate and invertebrate animals, identification of their protection. Moreover, students revealed difficulties in the data analysis of activities designed for the determination of what happens.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45231
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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  Until 2020-01-27
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