Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45204

TítuloA abordagem da temática do ar no ensino básico através de uma estratégia do tipo mudança concetual
Outro(s) título(s)The air thematic approach in basic education through a strategy based on the conceptual change model
Autor(es)Correia, Cristiana da Silva
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Palavras-chaveEstudo do meio
Ensino das ciências
Atividades laboratoriais
Ideias prévias
Mudança concetual
Social studies
Science
Laboratory activities
Previous ideas
Conceptual change
Data20-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio insere-se no projecto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O referido projecto foi implementado numa turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e numa turma do 5º ano do 2º ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015/2016, numa escola de Santo Tirso. O principal objetivo deste projeto residiu em avaliar a influência de uma intervenção pedagógica na evolução das ideias dos alunos sobre o tópico programático o “Ar”. A intervenção pedagógica utiliza uma abordagem metodológica próxima do modelo “investigação-ação” e a estratégia didática utilizada tem por base o modelo de mudança conceptual. Para isso, procedeu-se ao levantamento das ideias prévias dos alunos de ambas as turmas em relação aos tópicos programáticos trabalhados no projeto, confrontou-se os alunos com atividades laboratoriais e outras fontes de informação, e avaliou-se a evolução das suas ideias em cada uma das atividades desenvolvidas. As atividades desenvolvidas abordaram vários tópicos programáticos que se inserem nos programas de Estudo do Meio do 1º ciclo do ensino básico e de Ciências da Natureza do 2º ciclo do ensino básico. As atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as ideias dos alunos relativamente aos tópicos programáticos selecionados.
This internship report is part of the pedagogical intervention project developed under the Supervised Teaching Practice. This project was implemented in a 2nd year class of the Primary School and a 5th year class of the 2nd basic education in the school year 2015/2016, in a school situated in Santo Tirso. The main objective of this project consisted in evaluating the influence of an educational intervention in the evolution of the students' ideas. The pedagogical intervention uses methodological approach close to the model "action-research" and the teaching strategy used is based on the model of conceptual change. Tod this, we made a survey of previous ideas of students from both groups in relation to the syllabus worked on the project, and we have confronted both the students with laboratory activities and other sources of information, and then evaluated the evolution of their ideas in each of the activities. The activities covered various syllabus topics of Social Studies in the Primary School and Science in the 2nd Basic Education. The activities implemented showed positive influence on students' ideas on the selected syllabus topics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45204
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristiana da Silva Correia.pdf
Acesso restrito!
2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID