Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45204
Título: | A abordagem da temática do ar no ensino básico através de uma estratégia do tipo mudança concetual |
Outro(s) título(s): | The air thematic approach in basic education through a strategy based on the conceptual change model |
Autor(es): | Correia, Cristiana da Silva |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Palavras-chave: | Estudo do meio Ensino das ciências Atividades laboratoriais Ideias prévias Mudança concetual Social studies Science Laboratory activities Previous ideas Conceptual change |
Data: | 20-Jan-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio insere-se no projecto de intervenção pedagógica
desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O referido projecto foi
implementado numa turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e numa turma do 5º ano do
2º ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015/2016, numa escola de Santo Tirso.
O principal objetivo deste projeto residiu em avaliar a influência de uma intervenção
pedagógica na evolução das ideias dos alunos sobre o tópico programático o “Ar”. A intervenção
pedagógica utiliza uma abordagem metodológica próxima do modelo “investigação-ação” e a
estratégia didática utilizada tem por base o modelo de mudança conceptual. Para isso,
procedeu-se ao levantamento das ideias prévias dos alunos de ambas as turmas em relação aos
tópicos programáticos trabalhados no projeto, confrontou-se os alunos com atividades
laboratoriais e outras fontes de informação, e avaliou-se a evolução das suas ideias em cada
uma das atividades desenvolvidas.
As atividades desenvolvidas abordaram vários tópicos programáticos que se inserem nos
programas de Estudo do Meio do 1º ciclo do ensino básico e de Ciências da Natureza do 2º ciclo
do ensino básico.
As atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as ideias dos alunos
relativamente aos tópicos programáticos selecionados. This internship report is part of the pedagogical intervention project developed under the Supervised Teaching Practice. This project was implemented in a 2nd year class of the Primary School and a 5th year class of the 2nd basic education in the school year 2015/2016, in a school situated in Santo Tirso. The main objective of this project consisted in evaluating the influence of an educational intervention in the evolution of the students' ideas. The pedagogical intervention uses methodological approach close to the model "action-research" and the teaching strategy used is based on the model of conceptual change. Tod this, we made a survey of previous ideas of students from both groups in relation to the syllabus worked on the project, and we have confronted both the students with laboratory activities and other sources of information, and then evaluated the evolution of their ideas in each of the activities. The activities covered various syllabus topics of Social Studies in the Primary School and Science in the 2nd Basic Education. The activities implemented showed positive influence on students' ideas on the selected syllabus topics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45204 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiana da Silva Correia.pdf Acesso restrito! | 2,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |