Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45197

TítuloMediação socioeducativa no contexto de uma escola básica: contributos para o desenvolvimento de competências
Outro(s) título(s)Socio-educative mediation in the context of an ellementary school: contributions to the development of skills
Autor(es)Martins, Susana Daniela Antunes
Orientador(es)Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveMediação
Desenvolvimento de competências
Resolução de conflitos
Mediation
Development of skills
Conflict resolution
Data9-Fev-2017
Resumo(s)O presente relatório, intitulado de mediação socioeducativa no contexto de uma escola básica: contributos para o desenvolvimento de competências, relata uma intervenção no âmbito da mediação e da sua avaliação. A intervenção envolveu a criação de um Gabinete de Mediação e a dinamização de um conjunto de sessões educativas para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de resolução de conflitos com alunos do 1ºano. Segundo as problemáticas que emergiram através do diagnóstico de necessidades, realizado num contexto educativo caracterizado por uma diversidade étnica de alunos, a intervenção no Gabinete de Mediação permitiu acompanhar dois casos e as sessões desenvolveram-se com uma turma do 1º ano. Os dados recolhidos permitiram constatar que através dos casos acompanhados (em particular no caso de uma aluna do 1º ano) existiu uma evolução bastante positiva em relação ao comportamento da mesma, pois esta conseguiu pôr em prática as estratégias trabalhadas ao longo das sessões com a mediadora. Relativamente às sessões de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de resolução de conflitos estas possibilitaram a compreensão por parte dos alunos dos temas que foram trabalhados e das competências necessárias para saber lidar com certas situações. É de realçar que muitos alunos conseguiram fazer a ponte entre as várias sessões, compreendendo a sua linha sequencial.
The present report, entitled socio-educative mediation in the context of an elementary school: contributions to the development of skills, reports an intervention in the field of mediation and its assessment. This intervention involved setting up a Mediation Office and the promotion of some educational sessions to the development of personal, social and conflict resolution skills with students of 1st year. According to the issues that have emerged through the assessment of needs, conducted in an educational context that was characterized by the ethnic diversity of students, the intervention in Mediation Office allowed to follow two cases and the sessions were developed with a group of 1st year students. The collected data allowed to observe that through monitored cases (in particular the case of a 1st year student) there was a very positive development in its behavior, because she was allowed to implement the strategies worked throughout the sessions with the mediator. In relation to de development sessions of personal, social and conflict resolution skills, these provided the students with the possibility to understand the themes that were worked and the necessary abilities to deal with certain situations. It should be enhanced that many students were able to connect the different sessions, including understanding their sequential line.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Daniela Antunes Martins.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID