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https://hdl.handle.net/1822/45186
Título: | O cheque-formação como medida no âmbito das políticas portuguesas de educação e formação |
Outro(s) título(s): | The check-training as measure within the Portuguese policies of education and training |
Autor(es): | Silva, Ana Sofia Coutinho da |
Orientador(es): | Palhares, José Augusto |
Palavras-chave: | Educação Formação Cheque-formação Education Training Check-training. |
Data: | 22-Fev-2017 |
Resumo(s): | O mundo globalizado com que nos deparamos atualmente é fortemente
competitivo e os recursos humanos são o seu grande fator diferenciador. É neste
contexto que a educação e a formação têm um elevado protagonismo e são vistas como
fatores que geram e melhoram os desempenhos dos trabalhadores e uma forma de
chegar ao mercado de trabalho.
Portugal apresenta ainda hoje uma população ativa pouco qualificada, uma
elevada taxa de abandono escolar precoce e um desfasamento entre as qualificações da
população e as supostas necessidades do mercado de trabalho. Acreditando-se que este
cenário de baixas qualificações influencia a produtividade das empresas, a rentabilidade
e a motivação dos trabalhadores e, sobretudo, contribui para um dos principais
problemas económicos da atualidade, o desemprego, o Estado português tem vindo a
afirmar preocupações na área da educação e formação e tem proposto medidas que
possam atenuar este problema, nomeadamente o Cheque-Formação.
Este trabalho pretende contribuir para um conhecimento detalhado desta medida,
não só percebendo os seus objetivos e a forma como se desenvolve, como também uma
análise mais aprofundada sobre os seus sentidos, sobretudo numa altura em que se
acentua a responsabilização do indivíduo pelo seu trajeto formativo e profissional.
Para levar a cabo os objetivos deste trabalho, desenvolveu-se uma abordagem
próxima do estudo de caso, que permitiu uma análise detalhada das candidaturas
realizadas e do impacto desta medida no âmbito da formação profissional e da educação
de adultos em Portugal, fazendo recurso sobretudo às técnicas de análise documental e
da entrevista. The globalized world which we currently confronted is highly competitive and human resources are its big differentiation factor. It is in this context that education and training have a high protagonism and they are seen as factors that generate and improves the performance of workers and they are also a way to get to the labor market. Portugal has still a poorly qualified workforce, a high school dropout and a mismatch between qualifications of the population and the supposed needs of the labor market. Believing that this scenario of low skills influence the productivity of companies, profitability and motivation of workers, contributes to one of the main economic problems of the present time, unemployment. The Portuguese State has been saying concerns in education and training and has proposed measures that may attenuate this problem, namely the Check-Training. This work intends to contribute to a detailed understanding of this measure, not only realizing its goals and how it develops, as well as a more in-depth analysis of your senses, especially at a time that increases the accountability of the individual for its formative and professional path. To accomplish the objectives of this study, developed an approach similar of the case study, which allows a detailed analysis of candidacies made and the impact of this measure in vocational training and adult education in Portugal, making use mainly to document analysis techniques and of the interview |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45186 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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