Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/45171

TítuloEducar públicos adultos e seniores no museu: um projeto inclusivo e de promoção do envelhecimento ativo
Outro(s) título(s)Educating adults and senior in the museum: inclusive design and active ageing promotion
Autor(es)Jesus, Carla Susana Vieira de
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEducação de Adultos
Intervenção Comunitária.
Investigação-acção participativa
Inclusão
Adult Education
Community Intervention.
Participatory action research
Inclusion
Data30-Mai-2016
Resumo(s)Vivemos em sociedades carentes de espírito comunitário, onde a partilha de valores e afetos constitui uma dimensão que urge potenciar. As contingências da vida moderna relevam para segundo plano as relações interpessoais e o trabalho comunitário. O trabalho deste projeto pretende contrariar essa ideia. O museu em causa, tem vindo a reinventar-se, prestando serviços educativos e formativos através de uma diversidade de atividades, entre elas, exposições, ações de formação, oficinas, visitas, apresentação de livros, conferências. A sua missão centra-se na promoção de boas práticas e procedimentos museológicos, contribuindo para a sua divulgação junto de entidades terceiras e para a afirmação do museu como agente de desenvolvimento cultural e social da comunidade em que se insere. O projeto nasce no seio deste museu em Braga, um local interativo, flexível e interveniente com a comunidade. No âmbito da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, este projeto apresenta às pessoas um museu enquanto espaço de reflexão e discussão e partilha de conhecimentos, tendo em conta as necessidades e interesses culturais e sociais da população. Assim, o público-alvo são adultos e idosos de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga. A metodologia utilizada é investigação-acção participativa. Ela permite-nos recolher os dados junto da realidade social com o propósito de promover/induzir mudanças nessa mesma realidade. Posto isto, foram aplicados questionários de diagnósticos de necessidades e interesses e entrevistas semiestruturadas com questões abertas que permitissem uma melhor narrativa das rotinas, hábitos e práticas de lazer dos indivíduos. Dos resultados obtidos, foi possível averiguar que estas pessoas estavam interessadas em participar e ocupar os seus tempos livres. A prática e o desenvolvimento de atividades de lazer têm-se revelado na vida das pessoas como um fator de crucial importância. E dessa forma, contribui para um melhor estado de espírito dos indivíduos.
We live in societies lacking in community spirit, where shared values and affections is a dimension which needs to be developed. The contingencies of modern life leave behind interpersonal relationships and community work. The work of this project aims to counteract this idea. The museum in question has been reinventing itself, providing education and training services through a variety of activities, including, exhibitions, training sessions, workshops, tours, book presentations, conferences. Its mission focuses on promoting best practices and museums procedures, contributing to its dissemination close to the local authorities and to the museum's statement as cultural and social development agent of the community in which it operates. This project is created through a museum in Braga, who is an interactive, flexible and a space interventional with the community. Within this master specialization, Adult Education and Community Intervention, this project presents people a museum as a space for reflection and discussion and knowledge sharing, taking into accounts the needs and cultural and social interests of the population. Therefore, the target audiences are adults and seniors of Private Institutions of Social Solidarity of Braga. The methodology used is participatory action research. And it allows us to collect data inside of the social reality in order to cause changes in the same reality. That said, we applied questionnaires of needs assessment and interests and semi-structured interviews with open-ended questions that allowed a better narrative routines, habits and people leisure activities. From the results, it was possible to ascertain that these people were interested in participating and occupy their leisure time. The practice and the development of leisure activities have proved in people's lives as a factor of crucial importance. And thus contributes to a better state of mind of the population.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45171
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Susana Vieira de Jesus.pdf17,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis