Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/45127

TitleOs microrganismos nos programas e manuais escolares do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico português
Other titlesMicroorganisms in national programmes and textbooks of the 1st and 2nd Cycles of the Portuguese Basic Education
Los microorganismos en los programas escolares y libros de texto de primero y segundo ciclo de la educación básica portuguesa
Author(s)Mafra, Paulo
Carvalho, Graça Simões de
Lima, Nelson
KeywordsMicroorganismos
Escola primária
Currículo
Livros didáticos
Microorganisms
Primary school
Curriculum
Textbooks
Microorganismos
Educación primaria
Currículo
Libros de texto
Issue date2016
PublisherUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
JournalGaia Scientia
CitationMafra, P., Carvalho, G.S. & Lima, N. (2016). Os microrganismos nos programas e manuais escolares do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico português. Gaia Scientia (Edição especial Europa), 10 (2), 52-59. (DOI 10.21707/gs.v10.n02a06).
Abstract(s)A temática dos microrgansimos é de relevante importância, considerando o contributo destes seres vivos para o bem-estar humano e para a natureza de uma forma mais geral. A abordagem aos microrganismos nos programas e manuais escolares deve ser eficaz de forma a satisfazer a curiosidade das crianças e a contribuir para o aumento da sua literacia científica num mundo em constante mudança em que a biotecnologia está profundamente impregnada no nosso quotidiano. Neste estudo analisou-se a temática “microrganismos” nos programas nacionais e nos manuais escolares da área curricular de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e da disciplina de Ciências da Natureza do 2º CEB do sistema de ensino português. Os resultados obtidos indicam que a abordagem ao tema no programa e manuais escolares do 1.º CEB é incompleta, ou praticamente inexistente, embora se tenham identificado vários conteúdos em que a temática poderia ser abordada. No 2.º CEB o tema surge de forma explícita mas incompleta, sendo os microrganismos abordados maioritariamente na sua ação negativa para o Homem e para o ambiente, sendo deixado para segundo plano o papel benéfico de muitos microrganismos, por exemplo, na produção de alimentos, no combate à doença e à poluição. O estudo evidenciou a necessidade de que a abordagem a estes seres vivos seja iniciada nos primeiros anos de escolaridade de forma a evitar o aparecimento futuro de potenciais obstáculos à aprendizagem e a promover o aumento da literacia científica das crianças.
The theme “microorganisms” is very important considering the contribution of these living beings for human well-being and nature, in general. The approach to the microorganisms in school curricula and textbooks must be effective in order to satisfy children’s curiosity and to contribute to increase their scientific literacy in a changing world where biotechnology is deeply embedded in our daily lives. In this study the theme "microorganisms" was analysed in national programmes and textbooks of the curricular area of Environmental Studies of the 1st cycle of basic education (CBE) and the discipline of Natural Sciences of the 2nd CBE of the Portuguese education system. The results indicate that the approach to the topic in the 1st CBE programmes and textbooks is incomplete or non-existent, although several contents where this thematic could be addressed were identified. In the 2nd CEB the subject appears explicitly but incomplete, being the microorganisms presented in its negative influence to humans and the environment, being left to a secondary plan the beneficial role of many microorganisms, for example, in food production, combating diseases and pollution. This study highlights the need for introducing these living beings in the earlier school years in order to avoid future potential learning obstacles and to promote children’s scientific literacy.
El tema de los microrganismos es de gran importancia teniendo en cuenta la contribución de estos seres vivos para el bienestar humano y para la naturaleza en general. El enfoque de los microorganismos en los planes de estudio y los libros de texto debe ser eficaz para saciar la curiosidad de los niños y niñas y contribuir al aumento de su formación científica en un mundo cambiante, donde la biotecnología está profundamente arraigada en nuestra vida cotidiana. En este estudio se analizó el tema "microorganismos" en los programas y libros de texto de las áreas curriculares del “Estudio del Medio” del primero Ciclo de la Educación Básica (CEB) y “Ciencias Naturales” del segundo CEB del sistema educativo portugués. Los resultados indican que el enfoque del tema en el programa y los libros de texto en el primero CEB es incompleto o inexistente, a pesar de que se han identificado contenidos en los cuales la temática podría abordarse. En el segundo CEB el tema aparece de forma explícita, pero no completamente, los microorganismos son abordados mayoritariamente por su influencia negativa sobre todo para los seres humanos y el medio ambiente, dejando para un plan secundario el papel beneficioso de muchos microorganismos, por ejemplo, en la producción de alimentos, en la lucha contra la enfermedad y la polución. El estudio puso en evidencia la necesidad de enfocar estos seres vivos en los primeros años de escolaridad a fin de evitar en el futuro posibles obstáculos en la aprendizaje y promover el aumento de la alfabetización científica del alumnado.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45127
DOI10.21707/gs.v10.n02a06
ISSN1981-1268
Publisher versionhttp://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/33204
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Publicações em Revistas/Séries Internacionais / Publications in International Journals/Series
CIEC - Artigos (Papers)

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