Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45126
Título: | Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
Autor(es): | Margutti, Adelive P. B. Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Representação social Formação docente Grupo focal |
Data: | 2016 |
Editora: | Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
Revista: | Revista da Sbenbio |
Citação: | Margutti, A.P.B., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2016) O bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português. Revista da SBEnBio, 9, 4843-4853. |
Resumo(s): | O presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45126 |
ISSN: | 1982-1867 |
Versão da editora: | http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENEBIO_RepresentacoesLicenciandos.pdf | 810,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |